0
Logo do Liga Europa
Foto: terra

Liga Europa

Liga Europa

Histórico! Jovem é 1º negro a marcar em 117 anos do Athletic

Massimo Pinca / AP
20 fev 2015
10h18
atualizado às 15h23
  • separator
  • 0
  • comentários

Quando, aos 8min do primeiro tempo, Viguera arrancou pela ponta esquerda e cruzou de trivela para dentro da área, um jovem de apenas 20 anos apenas empurrou a bola para o fundo das redes e abriu o placar para o Athletic de Bilbao diante do Torino, fora de casa, pela partida de ida dos 16 avos de final da Liga Europa. Um gol importante para construir o empate por 2 a 2, mas comum, certo?

Não. Muito pelo contrário. A jogada que culminou em um toque de pé direito que superou o goleiro Daniele Padelli não só fez o novato Iñaki Williams sair para comemorar, como também o colocou na história do Athletic de Bilbao. Ao balançar as redes nesta quinta-feira, ele se tornou o primeiro negro da história a fazer um gol pela equipe espanhola em todos os tempos.

Jovem faz gol e torna-se 1º negro a marcar pelo Athletic

Pois é! Depois de 117 anos de história, enfim o Athletic de Bilbao viu um próprio atleta negro chegar à glória máxima de uma partida de futebol. O time, quarto maior campeão nacional da Espanha (atrás de Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid), tem uma política um tanto quanto restrita e só permite que jogadores bascos ou de ascendência basca vistam a sua camisa.

Liga Europa: veja os lances de Torino 2 x 2 Athletic Bilbao

Assim, mais de um século se passou até que um negro do Athletic de Bilbao conseguisse fazer um gol. O tabu foi quebrado por Iñaki Williams, que começou a jogar futebol pelo Pamplona, atualmente na quarta divisão espanhola, e que foi contratado pelo Athletic em 2012. Ele nasceu em Bilbao, já que seus pais, de origem ganesa e liberiana, mudaram-se ao País Basco ainda jovens.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade