PUBLICIDADE

Liga Europa

Inter e Tottenham confirmam favoritismo e avançam na Liga Europa

27 nov 2014 - 20h47
(atualizado às 21h10)
Compartilhar

Dois dos times mais badalados desta edição da Liga Europa, Inter de Milão e Tottenham confirmaram classificação para a fase de 16 avos de final do torneio nesta quinta-feira ao venceram o Dnipro Dnipropetrovsk e o Partizan, respectivamente.

Mesmo jogando no estádio de San Siro, a Inter não teve vida fácil. O Dnipro saiu em vantagem aos 16 minutos do primeiro tempo, com gol de Rotan, em bobeira do zagueiro Juan Jesus, e poderia ter ampliado aos 28, quando Konoplyanka teve pênalti para cobrar. No entanto, o goleiro Handanovic defendeu a sexta das últimas seis cobranças feitas contra ele e manteve o placar.

Dois minutos depois, a festa da torcida 'nerazzurra' aumentou com o empate, obtido por Kuzmanovic, que aproveitou falha da defesa dos visitantes. A virada foi concretizada por Pablo Osvaldo, que aproveitou lançamento de Hernanes e mandou para a rede, aos cinco da segunda etapa.

Além de Juan e Hernanes, o time anfitrião contou com o lateral Dodô. No representante da Ucrânia, o zagueiro Douglas, ex-Vasco, foi titular, e o atacante Matheus entrou no decorrer do jogo.

A vitória rendeu à equipe de Milão a classificação e a confirmação da liderança do grupo F, com 11 pontos. A briga pela segunda vaga está embolada, já que Saint-Étienne e Qarabag empataram em 1 a 1 na França e somam cinco pontos, um a mais que o Dnipro. Como leva a melhor nos critérios de desempate, o time do Azerbaijão é o único a depender das próprias forças, precisando vencer a Inter em casa na última rodada, daqui a duas semanas.

O Tottenham, que contou com o volante Paulinho, também venceu pela diferença mínima, mas com mais tranquilidade, diante do Partizan no White Hart Lane. Os 'Spurs' fizeram 1 a 0 com gol de Stambouli, aos quatro minutos do segundo tempo, e não foram mais incomodados. A partida em Londres ficou interrompida por cerca de dez minutos devido a uma série de invasões ao gramado - pelo menos três.

Com o resultado, o time londrino tem 11 pontos, dois a mais que o Besiktas, do lateral-esquerdo Ramon, que empatou com o Asteras Tripoli em 2 a 2 na Grécia e também avançou. O time de Istambul tem nove pontos e, para avançar em primeiro, precisará bater o Tottenham em casa no próximo dia 11.

A melhor atuação de um brasileiro nesta rodada da Liga Europa aconteceu em Glasgow, onde o Red Bull Salzburg bateu o Celtic por 3 a 1 pelo grupo D. Os dois primeiros gols da partida foram marcados pelo atacante Alan, ex-Fluminense.

Essa chave já está definida. O Red Bull confirmou a primeira posição, com 13 pontos, e o Celtic, apesar do revés, ficou em segundo, com 8. O campeão escocês se beneficiou da derrota do Dínamo de Zagreb (3) para o Astra Giurgiu (4) por 1 a 0 na Romênia.

O grupo A é um dos mais embolados do torneio. O Borusia Mönchengladbach arrancou um empate com o Villarreal em 2 a 2 na Espanha, manteve a liderança da chave, com nove pontos, e depende apenas de uma nova igualdade daqui a duas semanas, contra o Zurich, que tem seis.

O time suíço ganhou sobrevida na competição ao fazer 3 a 1 no já eliminado Apollon Limassol e agora precisa derrotar o Gladbach. Com oito pontos, o 'Submarino Amarelo' também depende apenas de si, mas terá que bater a equipe cipriota como visitante.

Situação idêntica acontece no grupo B, em que o Torino empatou sem gols com o Club Brugge em Turim, enquanto o HJK bateu o Copenhague por 2 a 1 em Helsinque.

Assim, o Brugge tem que empatar em casa com time finlandês, que, por sua vez, precisa da vitória. Já a equipe italiana terá que derrotar o eliminado Copenhague na Dinamarca.

Pelo grupo E, a partida entre Estoril e PSV Eindhoven, em Portugal, teve que ser interrompida no intervalo, quando os anfitriões venciam por 3 a 2, devido à chuva forte. O Dínamo de Moscou, que já estava classificado, derrotou o Panathinaikos por 2 a 1.

EFE   
Compartilhar
Publicidade