PUBLICIDADE

Liga Europa

Liga Europa: apesar de decepção, Turim também tem alegria

13 mai 2014 - 08h07
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Um torcedor disse que, se a Juventus estivesse na final, já haveria barulho e festa no estádio
Um torcedor disse que, se a Juventus estivesse na final, já haveria barulho e festa no estádio
Foto: Allan Brito / Terra

Um salão de festas em que o aniversariante não estará presente. Assim ficou o Juventus Stadium nesta semana. Ele receberá a final da Liga Europa, entre Benfica e Sevilla, nesta quarta-feira. Está tudo pronto para o jogo, mas na prática parece estar tudo errado. Afinal, o anfitrião é o mais importante, mas a Juventus foi eliminada uma fase antes, na semifinal. E mesmo assim há quem esteja comemorando essa festa estranha. E não são só portugueses e espanhóis...

Basta entrar em um táxi em Turim para se surpreender. Enrico, torcedor da Juventus, até admitiu que existe o clima de decepção no salão de festas, mas não se importa e faz sua própria celebração: "se a Juventus estivesse na final, teria menos turistas aqui. E eu teria menos dinheiro".

A lógica é bem simples e serve também para os hoteleiros: "desde a semana passada aumentou muito a procura por vagas, principalmente de espanhóis", contou Anna Rita Rubia, atendente do Hotel Rivoli, depois de afirmar que não se importa com o futebol. "Só depois fiquei sabendo que a Juventus perdeu para... quem mesmo?", questionou, desconhecendo o Benfica, novo convidado para a festa.

Liga Europa: Terra transmite final entre Benfica e Sevilla:

Aliás, os benfiquistas e sevilhistas ainda estão devendo: não há o menor clima de agitação perto do Juventus Stadium. A reportagem do Terra circulou pelos arredores do estádio, mas não encontrou ninguém fantasiado de vermelho encarnado ou branco e vermelho. Ainda é muito mais fácil encontrar o óbvio: torcedores alvinegros que choram a eliminação da Juventus.

"É claro que estamos tristes. Se estivesse na final, a torcida já estaria fazendo festa aqui hoje (segunda-feira), pode ter certeza", assegurou Bartolo Romeo, com o mesmo tom triste de Gualtiero Guido - ele viu no estádio o Benfica segurar o empate por 0 a 0 e eliminar a Juventus, mas não se esquece: "o apoio da torcida foi maravilhoso nesse jogo. Nem consigo imaginar como seria na final".

<p>Torcida da Juventus faz festas nacionais, mas se decepciona nas competições europeias</p>
Torcida da Juventus faz festas nacionais, mas se decepciona nas competições europeias
Foto: Reuters

Na verdade é fácil imaginar: inaugurado em setembro de 2011, o Juventus Stadium já recebeu três festas de títulos italianos da Juventus. O time só não tem conseguido repetir todo esse sucesso nas competições europeias.

Mesmo assim esses títulos são inesquecíveis para Saymon Aldegunde, alemão que se mudou para a Itália e trabalha em uma loja de materiais esportivos próxima ao Juventus Stadium. Ele conta que a cada ano tem tido mais serviço e esperava algo ainda maior nesta temporada. Mas a eliminação da Juventus pegou a loja desprevenida: "não temos camisas do Benfica. Fizemos pedidos, mas acho que não vai dar tempo". Finalmente alguém lamentou a ausência do anfitrião.

Enquanto os torcedores de Benfica e Sevilla não chegam, o silêncio prevalece perto do Juventus Stadium. É certo que a maioria dos turistas chegará nesta terça-feira ou apenas no dia do jogo e farão grande festa. Eles se juntarão aos taxistas e hoteleiros na surpreendente celebração da final. Ainda assim será festa estranha com gente esquisita em Turim.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade