PUBLICIDADE

Liga Europa

Vice tem valor! Brasileiro do Dnipro exalta feito histórico

Douglas destacou feito inédito alcançado por ucranianos, que jogaram final com apoio de todo país, não apenas da sua torcida

28 mai 2015 - 09h31
(atualizado às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao contrário do que a maioria dos seus companheiros de Dnipro Dnipropetrovsk fez, inclusive o conterrâneo Léo Matos, o zagueiro brasileiro Douglas parou na zona mista após a derrota para o Sevilla na final da Liga Europa e falou da satisfação de ter feito história pelo clube ucraniano. Mesmo sem a conquista do título, o defensor valorizou a campanha na competição, que mobilizou o país a favor do clube.

“Foi uma campanha histórica para o clube, que nunca tinha chegado em uma final europeia. Queríamos muito conquistar esse título não só por nós, mas por todo o povo ucraniano, que todos sabem que está vivendo momentos difíceis. Recebemos o apoio de todos os ucranianos, não só dos nossos torcedores”, declarou apenas ao Terra.

Sevilla vira contra Dnipro e conquista tetra da Liga Europa:

“Infelizmente não conseguimos a vitória, o título, mas fica uma bela campanha, que ninguém acreditava que nós poderíamos chegar até a decisão. Estamos contentes em poder ter feito uma grande final, um bom jogo. Acredito que quem viu gostou muito. Foi um jogo muito movimentado, com diversas ocasiões de gol. O Sevilla soube aproveitar bem as oportunidades que teve e ficou com a vitória”, avaliou o zagueiro.

Brasileiro teve uma noite segura na defesa
Brasileiro teve uma noite segura na defesa
Foto: Dan Mullan / Getty Images

No Dnipro desde 2013, o brasileiro acompanhou em um camarote ingrato a intervenção militar russa na Ucrânia iniciada em 2014, cujos conflitos maiores estão concentrados principalmente nas oblasts (os estados ucranianos) de Donetsk e Luhansk, localizadas ao leste do país. A oblast de Dnipropetrovsk faz fronteira com a de Donetsk, mas a proximidade geográfica não quer dizer que a região onde vivem e trabalham Douglas, Matheus e Léo Matos esteja sofrendo com a violência. O zagueiro relatou como tem sido conviver neste ambiente.

“Foram meses difíceis, de muita apreensão, tensão. Felizmente na cidade onde eu vivo nunca aconteceu nada de mais grave. A situação é de muita calma. É o que nos deixa mais tranquilos, que nossa cidade não passa por nenhum problema. Mas nós acompanhávamos tudo que acontecia com muita apreensão e torcendo para que tivesse uma solução mais rápida possível, uma solução de paz, porque são muitas pessoas que estão sofrendo, inocentes que estão perdendo a vida e é difícil conviver dessa forma. O que me deixa mais tranquilo, minha família mais tranquila, é que minha situação é de calma”, contou o brasileiro.

Saúde de Matheus

Foi de assustar. Com o segundo tempo da final entre Sevilla e Dnipro se aproximando do fim, o atacante Matheus despencou no gramado desacordado, gerando reações exaltadas dos atletas das duas equipes e um silêncio sepulcral no estádio. Gritos dos jogadores no campo eram ouvidos do topo das arquibancadas do Stadion Narodowy, que ficou em apreensão pela saúde do brasileiro.

Desmaio de Matheus silenciou estádio
Desmaio de Matheus silenciou estádio
Foto: Piotr Hawalej / AFP

Ele sofreu um choque de cabeça em uma disputa na lateral do campo, mas não caiu imediatamente. Quando o fez, foi atendido rapidamente, com seus companheiros cercando-o, desesperados. O brasileiro acordou ainda na maca, para alívio de todos. Após o jogo, Douglas informou que seu colega está em situação sob controle após o susto.

“O Matheus agora está internado. As informação que nós temos é que ele vai ficar mais umas horas em observação, mas que já está melhor. Sofreu uma pancada na cabeça e precisou ir para o hospital, mas as informações que temos é que ele se encontra bem”, tranquilizou, esperando que as informações chagassem à família do companheiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade