PUBLICIDADE

Liga Europa

Não é Champions, mas fez barulho! Liga Europa muda Varsóvia

Ânimo nas ruas mudou com a proximidade da decisão, e calçadas ficaram muito mais cheias com a chegada de espanhóis e ucranianos

29 mai 2015 - 09h41
(atualizado às 09h41)
Compartilhar
Exibir comentários

É raro a Liga Europa ter uma final que chame muita atenção do mundo do futebol. Ao contrário da Liga dos Campeões, a competição é tratada em segundo plano pelos grandes clubes que acabam nela, o que resulta em finais com equipes grandes de centros secundários ou times de segundo escalão das principais ligas europeias.

Após cinco dias em Varsóvia, palco da vitória do Sevilla por 3 a 2 sobre o Dnipro Dnipropetrovsk, a reportagem do Terra pode aferir que a decisão mobilizou a cidade-sede, embora o clima de final só tenha se instaurado a partir de terça-feira, quando começaram a chegar os milhares de torcedores ucranianos e espanhóis.

Fernando Navarro ergue a taça de campeão da Liga Europa:

Entre terça e quarta-feira, os principais pontos da capital polonesa estavam repletos de turistas, alguns vestidos nas cores das suas equipes - ou países - e conversando nas línguas nativas.

Antes da chegada das torcidas...
Antes da chegada das torcidas...
Foto: Rodrigo Trindade / Terra
...depois, com a festa pronta
...depois, com a festa pronta
Foto: Rodrigo Trindade / Terra

As calçadas da cidade estavam visivelmente mais cheias, em um nível parecido com as galerias subterrâneas locais, muito movimentadas durante todos os dias de semana.

Pela dimensão dos clubes, porém, a final não trouxe as multidões que Juventus e Barcelona devem levar a Berlim na próxima semana pela Liga dos Campeões. É comum um contingente de torcedores sem ingressos comparecer ao local da decisão da maior competição europeia, fato que não ocorre na mesma escala na Liga Europa.

Mesmo assim, apesar das dificuldades financeiras dos ucranianos e da distância de Sevilha até Varsóvia, o público coloriu as ruas da capital polonesa no dia do grande jogo. O cotidiano da cidade, mais frio e com caras sérias, foi renovado com os visitantes, que definitivamente mudaram o ânimo das ruas.

Torcida do Sevilla foi mais expansiva
Torcida do Sevilla foi mais expansiva
Foto: Rodrigo Trindade / Terra

Por outro lado, se chegaram em peso para o jogo no Stadion Narodowy, os torcedores não perderam tempo em voltar para casa logo cedo na quinta-feira, pois o palco da decisão voltou à normalidade durante a tarde. Ainda havia um ou outro torcedor que ficou para curtir Varsóvia, enquanto a maioria voltou para casa para celebrar ou lamentar os desdobramentos da final.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade