PUBLICIDADE

Liga Europa

Pioneiro, multiuso e "rejeitado": conheça palco da final da Liga Europa

14 mai 2013 - 10h41
(atualizado às 23h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A decisão da Liga Europa 2013, entre Benfica e Chelsea, a partir das 15h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do Terra, será mais um show a ser apresentado em um palco acostumado a eles. Um dos estádios pioneiros no conceito moderno de arena, com teto retrátil e versatilidade para vários eventos fora do futebol, a Amsterdam Arena, na capital da Holanda, receberá a partida e viverá uma situação especial – desta vez, não terá seu nome rejeitado pelos torcedores do Ajax, time que manda seus jogos no estádio, como é de costume.

Conheça a cidade onde será disputada a final da Liga Europa:

Maior estádio esportivo da Holanda, a Amsterdam Arena foi inaugurada em 1996 e custou 140 milhões de euros para ser construída. É um dos estádios que tem a marca de "cinco estrelas" da Uefa, com capacidade para 53.052 espectadores sentados e até 68 mil lugares durante shows. O que não impede os fanáticos pelo Ajax de protestarem a cada partida disputada nos últimos oito anos, com faixas pedindo a mudança de nome para "Estádio Rinus Michels", em homenagem ao técnico que liderou a geração do "Futebol Total" holandês nos anos 1970 e que morreu em 2005.

O pedido dos torcedores até agora não foi atendido, mas o nome está entre as poucas coisas da Amsterdam Arena que podem irritar os fãs de futebol. Originalmente projetado para a Olimpíada de 1992, o projeto foi abandonado quando Amsterdã perdeu a concorrência para Barcelona. Mas foi retomado em 1990, quando o Ajax precisava de um novo estádio para ser utilizado no lugar do antigo De Meer.

A inauguração aconteceu em 1996, após três anos de construção, com uma derrota em casa do Ajax para o Milan, por 3 a 0. O projeto do arquiteto Rob Schuurman, com teto retrátil, causou problemas no início: a grama não crescia nas partes em que o sol não batia, e precisava ser reposta várias vezes ao ano. Hoje, porém, é difícil ouvir uma crítica à estrutura da arena.

Chelsea e Benfica disputam a final da Liga Europa:

"É um estádio fantástico, está entre os melhores da Europa", diz Valentijn Coumans, torcedor do Ajax que passava pelo local para visitar o museu do clube, localizado no próprio complexo da arena. Também fazem parte da estrutura um estacionamento para 500 carros do lado de dentro e 12 mil do lado de fora.

A Amsterdam Arena também já abrigou vários eventos de kickboxing, esporte de combate popular na Holanda, e até um time local de futebol americano entre 1997 e 2007. Entre os shows musicais realizados frequentemente no estádio, já passaram Rolling Stones, Michael Jackson, Madonna e U2. O aspecto multiuso é algo que já nasceu com o estádio desde sua projeção. Nesta quarta-feira, porém, o espetáculo será novamente o futebol.

Veja mais fotos do estádio:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade