PUBLICIDADE

Liga Europa

Racismo ou não? Holandeses atiram banana e causam polêmica

26 fev 2015 - 18h25
(atualizado em 27/2/2015 às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Suposto racismo e confusão causam interrupção na Liga Europa:

O futebol vivenciou mais um episódio polêmico nesta quinta-feira. Durante duelo entre Feyenoord e Roma, na Holanda, torcedores mandantes atiraram em campo uma banana inflável gigante, supostamente em direção a Gervinho, jogador negro da equipe italiana. O episódio parece mais um claro e lamentável ato de racismo, mas os holandeses podem alegar que foi uma coincidência. 

A torcida do time holandês costuma utilizar bananas infláveis em partidas da equipe como parte da festa no estádio desde a década de 80 (veja tweets abaixo), mas a aparição do objeto tem sido mais rara nos últimos tempos. O acordo feito com stewards era de que o objeto não acabasse em campo, mas não foi o que aconteceu na partida pela Liga Europa.

No entanto, o fato do objeto ter sido atirado perto do africano Gervinho impulsionou as críticas pelo racismo inerente ao ato. Caso seja comprovado que houve uma injúria contra o africano, o time holandês pode sofrer punição pesada da Uefa. 

A partida ficou marcada por mais confusão. No segundo tempo, um jogador do Feyenoord foi expulso e torcedores locais passaram a atirar objetos no gramado, forçando a suspensão do confronto por alguns minutos. O duelo de ida, na Itália, contou com violentos confrontos entre fãs do Feyenoord e a polícia. 

Com garrafas, torcida do Feyenoord enfrenta polícia em Roma:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade