PUBLICIDADE

Liga Europa

Tottenham confirma liderança na Liga Europa; Fiorentina e Besiktas avançam

10 dez 2015 - 20h23
Compartilhar
Exibir comentários

O Tottenham já estava garantido na fase de 16 avos de final da Liga Europa e precisava apenas de um empate nesta quinta-feira para ficar com a primeira posição do grupo J, mas goleou o Monaco por 4 a 1 em White Hart Lane e, de quebra, eliminou a equipe do principado.

A segunda faixa de jogos teve ainda a confirmação dos últimos cinco classificados para o mata-mata: Anderlecht, Fiorentina, Besiktas, Lokomotiv Moscou e Partizan. Essas cinco equipes se juntam às outas 19 que obtiveram vaga através da própria Liga Europa e os oito terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões. Os confrontos serão definidos em sorteio na próxima segunda-feira, às 10h (de Brasília).

Os 'Spurs' precisavam de apenas um ponto para ficar com a liderança de sua chave, mas não mediu esforços e atropelou o Monaco, que ainda tinha chances de ser o segundo colocado. Lamela, com três gols, e Carroll, com um, construíram a goleada do time londrino, que sofreu gol de El Sharaawy.

Com mais esse triunfo, o Tottenham terminou a fase de grupos com 13 pontos, enquanto o Monaco somou seis. O segundo lugar, com dez, foi do Anderlecht, que bateu o Qarabag por 2 a 1 em Bruxelas, com gols de Najar e Okaka. Dani Quintana descontou.

Depois de ter oscilado na competição continental, a Fiorentina, vice-líder do Campeonato Italiano, se classificou ao levar a melhor sobre o Belenenses por 1 a 0 no estádio Artemio Franchi. Babacar foi quem balançou a rede.

A 'Viola' ficou com a vice-liderança do grupo I, com dez pontos, atrás do Basel, que já tinha a vaga e a primeira colocação assegurados. Mesmo assim, o representante suíço superou o Lech Poznan na Polônia, também com a vantagem mínima.

O grupo H estava aberto, com três equipes brigando por dois postos na fase de 16 avos de final, e houve emoção até a parte final da rodada. Besiktas ia se classificando com uma vitória sobre o Sporting no estádio José Alvalade, com bonito gol de Mario Gómez, mas Slimani, Ruiz e Gutiérrez marcaram uma vez cada, viraram o placar para 3 a 1 e selaram a classificação dos 'Leões'.

A equipe lisboeta foi a segunda colocada, com dez pontos, um a mais que o adversário. Quem ficou na ponta foi o Lokomotiv Moscou, que venceu o já eliminado Skënderbeu na Hungria e foi a 11.

Dono de uma das melhores campanhas da fase de grupos da Liga Europa, o Athletic Bilbao poderia ter ido mais longe, mas fechou a campanha no grupo L com 13 pontos ao apenas empatar com o já eliminado AZ Alkmaar em 2 a 2 no San Mamés.

A outra vaga da chave foi conquista pelo Augsburg, que precisava bater o Partizan por dois gols de diferença em Belgrado e acabou fazer 3 a 1. O herói da classificação foi Bobadilla, que aproveitou passe do brasileiro Caiuby e assinou o terceiro aos 44 minutos do segundo tempo.

No grupo G, a Lazio já tinha confirmado o primeiro lugar e recebeu o Saint-Étienne, dono do segundo lugar também por antecipação. Com muitos jogadores poupados dos dois lados, houve empate em 1 a 1 no Estádio Olímpico de Roma.

Ainda nessa chave, o Dnipro Dnipropetrovsk, atual vice-campeão, se despediu derrotando o Rosenborg por 3 a 0 na Ucrânia. O brasileiro Matheus marcou dois gols.

Schalke 04 e Sparta Praga já tinham vagas através do grupo K. Os 'Azuis Reais' dependiam das próprias forças para terminar em primeiro e goleou o Asteras Tripoli por 4 a 0 na Grécia, enquanto a equipe tcheca foi ao Chipre e fez 3 a 1 no APOEL Nicosia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade