PUBLICIDADE

Liga Europa

Turim recebe troféu da Liga Europa com expectativa de ter Juventus na final

16 abr 2014 - 16h50
Compartilhar

O troféu de campeão da Liga Europa já está na cidade italiana de Turim, sede da final da atual edição da competição, que será disputada no dia 14 de maio, no Juventus Stadium.

Nesta quarta-feira, no Palácio Madama, foi celebrado o ato em que o anterior campeão, no caso o Chelsea, entrega o troféu à cidade-sede da decisão. O português Paulo Ferreira, ex-jogador dos 'Blues', passou a taça para as mãos do francês Michel Platini, presidente da Uefa, que por sua vez, entregou ao prefeito de Turim, Piero Fassino.

"A Liga Europa é uma competição de todo o continente, e profundamente adorada por todos os europeus", disse Platini durante a cerimônia.

Já o prefeito da cidade italiana, garantiu que a taça chega a um local com vocação esportiva forte, e admitiu esperar a criação de um legado a partir da disputa.

"Turim é uma cidade muito ligada ao esporte, e aqui nasceu a primeira liga italiana de futebol. Além disso, há dois clubes com uma grande história e espero que a final seja beneficente para o futuro do futebol. Não só para a cidade e os clubes, mas também para toda a região", disse Fassino.

Ciro Ferrara, embaixador da final e ex-jogador da Juventus e da seleção italiana, destacou o bom ambiente em Turim, causado expectativa por esta final.

"Trazer outra vez este troféu à Itália, e com a possibilidade de um time daqui conquistá-lo finalmente, pode ser um estímulo ainda maior para nosso futebol", afirmou o ex-zagueiro, lembrando que a Juventus está nas semifinais da competição.

Desde que a competição passou a se chamar Liga Europa, na temporada de 2009/2010, nenhum clube italiano levantou a taça. O último campeão do país foi o Parma, em 1999, quando o torneio ainda se chamava Copa da Uefa.

A Juventus poderá quebrar esse tabu, em sua casa. Antes, porém, terá que vencer o Benfica nas semifinais dos dias 24 de abril e 1º de maio. Nas mesmas datas, Sevillia e Valencia duelam no Ramón Sánchez Pizjuán e no estádio Mestalla por outra vaga na final.

EFE   
Compartilhar
Publicidade