PUBLICIDADE

Moneyball no futebol! Time terá dirigente famoso no beisebol

18 mar 2015 12h14
| atualizado às 12h54
ver comentários
Publicidade

O AZ Alkmaar anuncia um reforço de peso nesta semana, mas para atuar nos bastidores do clube. O contratado é Billy Beane, gerente geral do Oakland Athletics, franquia da Major League Baseball (MLB). Ele revolucionou o esporte nos Estados Unidos ao adotar a estatística como principal critério na aquisição de novos jogadores.

Beane assume cargo de conselheiro da equipe holandesa, podendo manter suas funções no Oakland A’s. O dirigente fez tanto sucesso do beisebol norte-americano que teve sua história contada no livro "Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game" (em tradução livre, "Moneyball: A arte de vencer um jogo injusto"), de Michael Lewis.

Billy Beane vai levar a experiência adquirida no Oakland Athletics ao Az Alkmaar
Billy Beane vai levar a experiência adquirida no Oakland Athletics ao Az Alkmaar
Foto: Ezra Shaw / Getty Images

O best-seller conta como o desacreditado elenco montado por Beane teve a melhor campanha de sua conferência em 2002, tudo por conta de suas apostas nas estatísticas. O livro virou o filme "O Homem que Mudou o Jogo", estrelado por Brad Pitt e lançado em 2011.

O acerto com Billy Beane foi possível por meio do atual diretor-geral do clube holandês é Robert Eenhoorn, que atuou na MLB nos anos 90. Ele acredita que o lendário cartola do beisebol é uma boa aposta para manter as finanças saudáveis em uma liga de gastos crescentes.

"O AZ Alkmaar já estava muito interessado nos princípios de Moneyball antes de eu chegar aqui. Conheço Billy há algum tempo por causa da minha história no beisebol. Quando o ofereci um cargo no AZ, ele ficou imediatamente entusiasmado", conta Eenhoorn.

Novo conselheiro do AZ, Beane diz estar empolgado com a oportunidade. "Eles encaram vários desafios que tivemos com o Oakland A’s. Meu amor pelo futebol e a visão de futuro do clube me deixaram interessado na proposta", explica.

Billy Beane foi imortalizado por Brad Pitt no filme Moneyball
Billy Beane foi imortalizado por Brad Pitt no filme Moneyball
Foto: Stephen Lovekin / Getty Images

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade