PUBLICIDADE

Futebol Internacional

ONG acusa torcedores russos de racismo contra jogador checo

9 jun 2012 - 16h24
(atualizado às 17h28)
Compartilhar

Uma associação com sede na Polônia afirmou que o jogador checo de origem etíope Theodor Gebre Selassie foi vítima de um episódio isolado de racismo na derroto por goleada para a Rússia por 4 a 1, sexta-feira, em Wroclaw, ainda que a Uefa não tenha recebido informações sobre o incidente.

» Top 10 Euro: veja 10 jovens que podem causar impacto

» Top 10 da Euro: veja os craques que podem definir o título

"Nosso observador escutou gritos de macaco direcionados por alguns torcedores russos contra o jogador checo Theodor Gebre Selassie", que tem pai etíope, afirmou Rafael Pankowski, da associação Never Again (Nunca Mais), membro da rede Fare (Futebol contra o Racismo na Europa), uma organização que tem o respaldo da Uefa. "Estamos em contato com a Fare, vamos pedir a eles suas informações, porque não recebemos nada", indicou um porta-voz da Uefa.

A partida entre russos e checos, que terminou com vitória por 4 a 1 da Rússia, foi a segunda da Eurocopa, que começou na sexta-feira, dia em que os jogadores holandeses confirmaram formalmente terem escutado "gritos de macaco" contra seus jogadores negros durante um treino em Cracóvia, onde estão concentrados.

Gebre Selassie (camisa 2) é o único jogador negro da República Checo
Gebre Selassie (camisa 2) é o único jogador negro da República Checo
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade