0

Benfica vence Rio Ave e leva título português após 5 anos

9 mai 2010
15h57
atualizado às 18h55

O Benfica conquistou o Campeonato Português pela 32ª vez e acabou com a hegemonia do Porto, que lutava pelo segundo pentacampeonato de sua história. Neste domingo, a vitória por 2 a 1 sobre o Rio Ave, com dois gols do paraguaio Oscar Cardozo, deu os números finais ao torneio em Portugal.

O Sporting Braga, que também lutava pela taça, precisava de uma combinação de resultados para acabar com a festa da equipe de Lisboa. Tinha a obrigação de vencer o Nacional e torcer por uma vitória do Rio Ave em pleno Estádio da Luz. No entanto, para somar, o Benfica jamais perdeu para o adversário de hoje jogando em casa e o Braga havia vencido o rival desta tarde apenas uma vez em Funchal.

O Benfica possuía 73 pontos antes da rodada final, contra 70 do vice-líder. Em caso de derrota e vitória do rival, o time de Luisão perderia no primeiro critério de desempate - o confronto direto -, já que caiu diante do Braga no primeiro turno (2 a 0) e venceu por 1 a 0 no segundo.

O jogo na Luz foi de total domínio do Benfica. Logo aos 3min, depois de bate-rebate na área, Carlos Martins chutou, a defesa falhou e Oscar Cardozo recebeu sozinho para marcar o primeiro. A pressão continuou ao longo de todo o primeiro tempo e Saviola perdeu dois gols. Enquanto isso, na Choupana, Nacional e Braga faziam um jogo morno que acabou sem gols na etapa inicial.

Na parte final da decisão em Lisboa, os 64.103 torcedores presentes continuaram vendo um Benfica buscando o gol, que teimava em não sair. O Nacional abria o placar no outro jogo, o Braga já empatava (com Rentería, ex-Inter) e o título do Campeonato Português continuava em disputa.

Em um dos seus únicos ataques no confronto, o Rio Ave fez 1 a 1 com Ricardo Chaves depois de um cruzamento na área. Porém, em outra bola cruzada o Benfica retomou a dianteira no placar. De novo Cardozo, que depois do escanteio demonstrou oportunismo, escorou a bola sobrada na grande área e encerrou o marcador do Estádio da Luz: 2 a 1. Com o gol, o paraguaio assumiu a artilharia da competição, com 28 tentos somados.

O 1 a 1 no jogo do Braga garantiu o titulo do Benfica, que encerrou a campanha com 76 pontos, cinco a mais que o vice-líder Braga. O Porto ficou em terceiro, com 68.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade