PUBLICIDADE

Campeonato Português

Com 27 mi de simpatizantes, Barça é time europeu mais popular no Brasil

8 ago 2013 - 22h06
(atualizado às 23h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos maiores conquistadores de títulos na Europa nos últimos dez anos, o Barcelona é a equipe internacional com mais simpatizantes no Brasil, de acordo com pesquisa da Stochos Sports & Entertainment, empresa de consultoria esportiva. A equipe da Catalunha aparece no estudo com 24,9% de simpatizantes, o que resulta em 27 milhões de brasileiros. O número atualmente ainda pode ser maior, já que a amostra foi coletada antes da ida de Neymar para a Espanha.

<p>Pesquisa foi realizada antes de Neymar se transferir para o Barcelona</p>
Pesquisa foi realizada antes de Neymar se transferir para o Barcelona
Foto: EFE

No levantamento, os entrevistados tiveram que responder se simpatizavam com algum clube internacional - isso após apontar para qual clube torciam no Brasil. O Barcelona ficou bem à frente de equipes como o rival Real Madrid (11,8%), Milan (3,7%) e Chelsea (2,7%), clubes que seguem o time catalão na lista dos quatro primeiros.

No comparativo a 2010, quando a mesma pesquisa foi realizada, os times espanhóis foram o que tiveram maior crescimento. As equipes da Espanha tinham 19,5% somadas em 2010, número que pulou para 36,9% em 2013. No caminho contrário, os rivais de Milão, na Itália, sofreram queda brusca de cerca de 5% cada um. 

“O futebol espanhol ganhou um espaço muito maior de divulgação, não só no Brasil, mas no mundo todo. Hoje são os dois principais times que mais investem em compra de jogador e na exposição de suas marcas”, afirma César Gualdani, sócio-diretor da Stochos. “Os clubes italianos perderam um pouco de espaço. Hoje em dia, embora haja exposição, isso não acontece em larga escala. Também há uma ausência de ídolos,nos clubes que antes tinham muitos brasileiros, como Milan e Inter”, completou.

<p>Equipes espanholas foram as que mais cresceram, enquanto italianos sofreram grande queda</p>
Equipes espanholas foram as que mais cresceram, enquanto italianos sofreram grande queda
Foto: Divulgação
Eixo Rio - São Paulo

No eixo Rio - São Paulo, algumas peculiaridades chamam atenção. Apesar de Barcelona e Real Madrid liderarem, na média dos clubes cariocas, o botafoguense é o torcedor que mais simpatiza com o Milan (fator Seedorf), com 5,7%. O PSG, da França, só aparece na lista dos torcedores do Fluminense com 2,5% da preferência. Os flamenguistas são os que menos simpatizam com outros clubes comparados aos outros três cariocas: 47,5% rubronegros preferem nenhum clube. Já os vascaínos são únicos cariocas a colocar o Manchester United na lista com 3,6%.

Nos paulistas, curiosamente, time inglês é lembrado pelos palmeirenses (o Manchester foi o algoz do Palmeiras em 1999) e, obviamente, pelos corintianos. Assim como os botafoguenses, são paulinos e santistas também lembram do Milan.

Eixo Minas – Sul

Grêmio e Internacional têm os torcedores que menos citam outro clube do exterior. 52,9% dos colorados não citaram nenhum time. Na parte dos tricolores gaúchos, 47,6% também não preferem ninguém. Em Minas, o Barcelona é dominante. Os atleticanos são os que mais simpatizam com o clube catalão entre os 12 maiores times do País, seguido pelos cruzeirenses. 30% e 29%, respectivamente citaram a equipe da Catalunha.

Idade

Quanto mais novo é o torcedor, mais ele simpatiza com os clubes do exterior: 39,7% da faixa de 16 a 24 anos afirmou não seguir nenhum time. O número aumenta gradativamente com a idade. De 35 a 44 anos, por exemplo, o número aumenta para 48,5%. De 55 anos ou mais, o maior valor: 51,4%.

A pesquisa deste ano foi realizada com 8.345 pessoas, a partir dos 16 anos, em todos os Estados do Brasil e o Distrito Federal. A margem de erro é de 1,1%. Já o levantamento feito em 2010 contou com 8.243 entrevistados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade