PUBLICIDADE

Campeonato Português

Porto x Bayern: duelo entre técnicos que carregam a marca do Barça

14 abr 2015 - 13h51
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Companheiros de equipe no Barcelona de 1994 a 1997, Julen Lopetegui e Pep Guardiola têm reencontro marcado em campos opostos, no comando de Porto e Bayern de Munique, nesta quarta-feira, no estádio do Dragão, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.

"Julen e eu temos muita sorte. Quando éramos jovens, nunca imaginávamos ser técnicos de grandes equipes na Champions", reconheceu Guardiola, antes de parabenizar o amigo pela campanha, por enquanto invicta, na competição continental.

Já Lopetegui falou em "respeito e afeção máxima" com aquele que considera "um dos melhores treinadores da história".

No papel, o duelo é um dos mais desequilibrados das quartas de final deste ano. A própria comparação entre os técnicos evidencia ainda mais a diferença de nível entre as duas equipes.

Volante talentoso nos tempos de jogador, Pep, de 44 anos, iniciou sua carreira de treinador com sucesso fenomenal à frente do Barça, com nada menos de 14 títulos conquistados em quatro anos, inclusive duas 'Taças Orelhudas' da Champions.

Com o Bayern, sagrou-se campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha logo na primeira temporada, e tem tudo para faturar o bi em ambas as competições neste ano.

Quatro anos mais velho que Guardiola, Lopetegui era goleiro reserva do 'Dream Team' do Barça (que, além de Pep, também contava com craques como Romário ou Stoichkov).

Como técnico, obteve bastante sucesso com as categorias de base da seleção espanhola, conquistando os títulos europeus no Sub-19 em 2011 e no Sub-21 em 2013, antes de assumir o comando do Porto, em maio do ano passado.

O Bayern sofreu apenas três derrotas nesta temporada, e espera chegar pelo quarto ano seguido às semifinais da Champions, depois de conquistar o título em 2013 e amargar o vice em 2012.

Na semi do ano passado, a filosofia de jogo de Pep foi colocada em xeque justamente pelo Real Madrid, seu arquirrival nos tempos de Barcelona, que deu uma aula de contra-ataque e goleou os bávaros por 4 a 0 em Munique, depois de vencer por 1 a 0 no Bernabeu.

Dono de dois títulos europeus, contra cinco do Bayern, o Porto está de volta às quartas pela primeira vez desde 2009, e a última vez em que chegou à semi foi em 2004, quando foi campeão sob o comando de José Mourinho.

Lopetegui não tem nada a perder, entra com a pressão de tentar repetir a 'tríplice coroa' do predecessor Jupp Heynckes.

O problema é Guardiola está longe de contar com sua força máxima. O departamento médico do Bayern está lotado, com jogadores importantes como Ribéry, Robben, Schweinsteiger ou Alaba.

"A situação é essa, temos que tentar fazer o melhor possível", minimizou o treinador, que recebeu pelo menos uma boa notícia nos últimos dias : a recuperação do capitão Philipp Lahm, que deve ser escalado ao lado do também veterano Xabi Alonso.

Os dois mostraram um bom entrosamento no último sábado, na vitória por 3 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt, com dois gols do polonês Lewandowski.

Lopetegui também precisa lidar com vários desfalques, principalmente no setor ofensivo, com as lesões do colombiano Jackson Martinez e Christian Tello.

O confronto com o Bayern será uma ótima oportunidade para o lateral brasileiro Danilo mostrar que vale os mais de 30 milhões de euros desembolsados pelo Real Madrid para contar com ele a partir da próxima temporada.

Titular de Dunga nos últimos amistosos da seleção, o ex-santista é capitão do Porto, time que joga com uma filosofia de jogo parecida com a do Bayern de Guardiola: a valorização da posse de bola, marca registrada da escola catalã.

"Quando temos a bola, temos a oportunidade de atacar e o adversário fica sem munições. O problema é fazer bom uso dela, e esse é o trabalho do técnico", resumiu Lopetengui em entrevista ao site da Uefa.

O duelo entre amigos terá um segundo capítulo no dia 21 de abril, na Allianz Arena de Munique.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade