0

Real e Bayern decidem semifinal pela 6ª vez na história da Liga

11 abr 2014
09h29
atualizado às 10h51

Um dos mais tradicionais da Liga dos Campeões, o duelo entre Real Madrid e Bayern de Munique nas semifinais será reeditado em 2014. É a sexta vez que os merengues encaram os bávaros em busca de uma vaga na final da competição europeia. Na outra chave da edição atual, o sorteio desta sexta-feira definiu o confronto entre Chelsea e Atlético de Madri.

O embate mais recente entre as equipes em uma semifinal de Champions aconteceu em 2012. Na ocasião, o grande destaque foi o goleiro bávaro Manuel Neuer, que defendeu dois pênaltis, de Kaká e de Cristiano Ronaldo, e colocou o Bayern na decisão diante do Chelsea, vencida posteriormente pelos ingleses. Com a bola rolando nas semis, foram dois 2 a 1 para os times da casa, um em Munique e outro em Madri, levando às penalidades.

Real e Bayern também decidiram um dos finalistas de 2001, com os bávaros novamente levando a melhor. No jogo de ida, na Espanha, brilhou a estrela de Élber, atacante brasileiro, autor do único gol da partida. O segundo jogo também foi vencido pelos alemães, por 2 a 1, sendo que Élber mais uma vez deixou sua marca. O Bayern terminou campeão daquela edição, batendo o Valencia.

A única vez em que o Real conseguiu eliminar o Bayern de Munique na semifinal foi em 2000. Liderado por um ataque formado por Raúl e Morientes, os merengues venceram o jogo de ida por 2 a 0, perderam o segundo por 2 a 1, se classificaram para a decisão e conquistaram o título também sobre o Valencia.

Em 1987 e 1976, quando o torneio ainda se chamava Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Bayern de Munique também levou a melhor sobre o Real Madrid, mas em apenas uma das finais terminou campeão. Em 76, derrotou o Saint-Étienne, levantando a taça pela terceira vez. Em 87, caiu na final diante do Porto.

Apesar do histórico entre as equipes, que, juntas, somam 14 títulos de Liga dos Campeões, Real Madrid e Bayern jamais se enfrentaram em uma final. O mais próximo disso aconteceu em 1981, em uma das únicas vezes em que os times caíram em chaves separadas nas semifinais. Entretanto, enquanto os espanhóis despacharam a Internazionale, os bávaros foram derrotados pelo Liverpool, futuro campeão daquela edição. O mesmo aconteceu no ano passado, com o Bayern eliminando o Barcelona na semi e o Real caindo para o Borussia Dortmund.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade