PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Reunião da Fifa por diálogo Israel-Palestina tem presença de Blatter

26 ago 2015 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê de Monitoramento Israel-Palestina, organizado pela Fifa, reuniu-se pela primeira vez nesta quarta-feira. Na sede da Fifa, o encontro concentrou representantes da Federação Israelita de Futebol (IFA) e da Associação de Futebol da Palestina (PFA), além do presidente Joseph Blatter.

A reunião serviu para os cartolas darem os primeiros passos rumo à integração entre as entidades de futebol dos dois países. O intuito é criar uma parceria que promova ações pela paz na região do Mar Mediterrâneo, que tem sofrido por anos com constantes conflitos armados. Entre as tratativas iniciais esteve a decisão de realizar o próximo encontro no Oriente Médio, em setembro, além da definir Tokyo Sexwale como presidente do comitê.

"Não é uma tarefa fácil, mas esta reunião representa um início importante para a consolidação de um intercâmbio regular entre as associações de futebol de Israel e da Palestina”, explica Sexwale, que mostra otimismo para as negociações futura. “Sinto-me confiante depois de ver o espírito de equipe e como ambas as associações confirmaram intenção de promover o diálogo”, avalia.

Tokyo Sexwale é Ministro de Assentamento Humano na África do Sul, seu país de origem, e sua presença no Comitê montado pela Fifa é sintomática devido a seu protagonismo na luta contra o Apartheid. “Como pudemos testemunhar no meu país, estou convencido de que aqui também uniremos as pessoas por meio do poder do esporte”, projeta.

Servindo como um dos mediadores da conversa e fazendo papel de dono da casa, Blatter manteve discurso padrão e garantiu “esforços incansáveis” por parte da Fifa para aproximar as federações israelita e palestina. O presidente da entidade entende que “é uma nova era em que é preciso fazer do futebol um “benefício para a região”.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade