PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Técnico Slaven Billic deixa Croácia após eliminação na Euro

18 jun 2012 - 20h18
(atualizado às 20h27)
Compartilhar

O técnico Slaven Billic não é mais o comandante da seleção croata. O treinador anunciou após a derrota por 1 a 0 para a Espanha, nesta segunda-feira, que esta foi a sua última partida à frente do país.

Após eliminação croata, treinador irá assumir equipe do futebol russo
Após eliminação croata, treinador irá assumir equipe do futebol russo
Foto: AP

Com 43 anos de idade, Slaven Billic mostrou que tinha plena confiança na classificação de sua equipe para a próxima fase da Eurocopa. Embora tenha sido eliminado na terceira colocação, com quatro pontos ganhos, o técnico disse estar orgulhoso de seus jogadores e agradeceu o apoio dado no início de sua carreira pela Federação Croata de Futebol.

"Não esperava que esta fosse minha última partida. Pensava em chegar às quartas com estes jogadores tão bons. Apenas posso agradecer à Federação pela oportunidade que me deu, sendo um técnico novo e inexperiente", destacou o técnico, que também aproveitou a oportunidade para parabenizar os seus adversários no Grupo C da competição.

"Tenho que dar os parabéns para Espanha e Itália, mas estamos orgulhosos. Temos grandes jogadores, que foram bem nas três partidas. Não estou satisfeito com o resultado, mas fazer o quê? Não é fácil jogar contra a Espanha. Merecíamos mais. Nosso objetivo não foi alcançado", completou.

Acertado para assumir o Lokomitv Moscou, da Rússia, Billic poderia ter classificado sua equipe para a próxima fase se não tivesse sofrido o gol de Jesús Navas, aos 42min do segundo tempo. Satisfeito com o volume de jogo apresentado, o treinador explicou a sua estratégia na partida e lamentou que uma desatenção tenha custado a permanência de seu time no torneio.

"Tínhamos nosso plano. Jogamos contra os campeões mundiais. No primeiro tempo, nós os esperamos e não quisemos atacar. Tivemos duas ou três oportunidades, mas precisamos marcar em partidas assim", encerrou o treinador desempregado.

Em campo, problema para organização

A torcida da Croácia voltou a aprontar das suas nesta segunda-feira, em Gdansk, no jogo em que a Espanha venceu por 1 a 0 a seleção croata. Em determinado momento do primeiro tempo, um sinalizador atirado pelos croatas em direção ao gramado caiu na própria torcida. Agentes da Gdansk Arena correram para apagar o fogo, já que o artifício ficou perto de bandeiras, e poderia provocar um incêndio. O árbitro da partida, Wolfgang Stark, aguardou o fim do trabalho dos comissários para dar sequência ao espetáculo.

Até mesmo o atacante Mandzukic, estrela do time croata com três gols na Eurocopa, teve de pedir calma aos torcedores. Durante o jogo, a torcida acendeu outros sinalizadores, mas estes não foram parar no gramado.

A torcida da Croácia ficou marcada na Eurocopa por um suposto episódio de racismo contra o italiano Balotelli. Eles teriam atirado uma banana no gramado, e a Uefa abriu investigação sobre o caso.

O assunto foi pauta da entrevista coletiva do técnico Slaven Bilic, no domingo passado, que disse estar envergonhado de uma pequena parte dos torcedores do país.

"É uma opinião pessoal, conversei com os jogadores. É um grande problema na Europa. Em nome da minha nação, dos jogadores, e como pai, peço desculpas. Estou decepcionado. Não gosto e não concordo. Na Croácia não há racismo, são poucas pessoas que fizeram isso, um pequeno grupo. Deve ser punido, para que isso acabe de uma vez por todas", afirmou o treinador.

Nesta Euro, a Federação Croata já foi multada em 25 mil euros (cerca de R$ 64 mil) por conta do comportamento de seus torcedores no jogo contra a Itália. Fanáticos vaiaram o hino italiano.

Com informações Lancepress!

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade