PUBLICIDADE

Sob ameaça de guerra, Shakhtar Donetsk vence Dínamo em Kiev

16 abr 2014 - 16h26
(atualizado às 21h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Homens armados sentam sobre um carro blindado, com uma bandeira russa, em Slaviansk, na Ucr&acirc;nia, nesta quarta-feira; pa&iacute;s vive clima inst&aacute;vel e amea&ccedil;a de guerra civil</p>
Homens armados sentam sobre um carro blindado, com uma bandeira russa, em Slaviansk, na Ucrânia, nesta quarta-feira; país vive clima instável e ameaça de guerra civil
Foto: Gleb Garanich / Reuters

Com dois gols de Luiz Adriano, o Shakhtar Donetsk bateu fora de casa nesta quarta-feira o Dínamo de Kiev, por 2 a 0, e retomou a liderança do Campeonato Ucraniano, que havia sido perdida na véspera para o Dnipro Dnipropetrovsk.

O duelo que opõe a maior rivalidade do país nos últimos anos teve um ingrediente a mais, já que ambas as equipes são retrato do instável momento do país do leste europeu. Enquanto o Dínamo tem sede na capital e apoia a abertura ucraniana para o Ocidente, Donetsk é uma das regiões que defendem a anexação à Rússia. O clima no país é tenso e há temor de uma guerra civil. 

O ex-atacante do Internacional balançou as redes no primeiro tempo, aos 10min, e depois aos 34min. Além do artilheiro, Ilsinho, Alex Teixeira, Douglas Costa e Taison começaram jogando pelo primeiro colocado da competição. Bernard e Eduardo da Silva entraram na segunda etapa.

No Dínamo de Kiev, o único brasileiro no elenco atuou por 90 minutos. Trata-se do lateral direito Danilo Silva, que vestiu as camisas de Guarani, São Paulo e também do Internacional.

O jogo de hoje na capital ucraniana foi o de número 300 do técnico Mircea Lucescu pelo Shakhtar, clube que assumiu em 2004. Desde então foram 230 vitórias, 41 empates e 28 derrotas. O ex-comandante da seleção romena, Inter de Milão e Galatasaray conquistou sete vezes o título nacional.

A vitória levou o Shakhtar para 50 pontos, igualando o Dnipro, que ontem venceu o Volyn Lutsk por 5 a 1, com quatro gols do atacante Mattheus. O time que ainda conta com o zagueiro Douglas e o meia Giuliano perdeu a ponta, mas tem um jogo a menos que o rival direto na luta pelo título.

O Dínamo de Kiev, por sua vez, está praticamente fora da briga pelo título nesta temporada. O time permaneceu na terceira colocação, mas agora está sete pontos atrás dos dois primeiros na tabela.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade