PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Itália encara San Marino antes da definição dos 23 que viajam para o Brasil

30 mai 2013 - 18h16
(atualizado às 18h52)
Compartilhar

A seleção italiana terá seu último teste antes de serem definidos os 23 jogadores que disputarão a Copa das Confederações, nesta sexta-feira, em amistoso contra a modesta seleção de San Marino, no estádio Renato Dall'Ara, em Bologna.

Depois do jogo de amanhã, o técnico Cesare Prandelli terá até segunda-feira para definir quem, entre os 30 pré-convocados, embarcará para o Brasil. Antes da viagem, no dia 7, a 'Azzurra' ainda entrará em campo pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, contra a República Tcheca, em Praga.

Apesar de encarar uma das equipes nacionais mais fracas do mundo - San Marino ocupa o 207º e último lugar do ranking mundial, ao lado das seleções de Butão e Turks e Caicos -, os italianos encaram o teste com seriedade, afinal é o último antes de um jogo que pode colocar o país com um pé na Copa do Mundo.

Contra a República Tcheca, no dia 7, uma vitória coloca os tricampeões do mundo seis pontos na frente da Bulgária, no grupo B da qualificatória europeia, faltando quatro rodadas para o fim da competição.

Para o duelo contra San Marino, Cesare Prandelli deve fazer inúmeras mudanças com relação a equipe que vem disputando as Eliminatórias. A grande novidade deve ser a escalação do meia Giacomo Bonaventura, do Atalanta, que nunca havia sido convocado e que deve ser titular.

Até agora, a única certeza quanto a escalação é a ausência do atacante Stephan El Shaarawy, do Milan, que sofreu uma contusão no pé direito durante um treino da seleção italiana. Por causa disto, o 'Faraó' será poupado, mas não preocupa para a disputa da Copa das Confederações.

Outros que não deverão atuar são os atacantes Mario Balotelli, do Milan, e o zagueiro Andrea Barzagli, da Juventus, outros prováveis preservados pelo técnico Cesare Prandelli para o jogo contra San Marino, devido a lesões, nas costas e tendão de Aquiles, respectivamente.

A seleção de San Marino, por sua vez, tem objetivos muito mais modestos que os italianos. Ao invés de vitórias, os comandados de Giampaolo Mazza deverão contentar-se em marcar algum gol. No grupo H, em seis jogos, as redes dos adversários não foram balançadas nenhuma vez, em compensação, foram 26 gols sofridos.

O principal nome da seleção são-marinense é o veterano atacante Andy Selva, de 37 anos, que já atuou nas divisões de acesso do futebol italiano, defendendo Padova, Sassuolo e Verona. Já em fim de carreira, o atleta, que joga no La Fiorita, clube de seu país, atuou apenas duas vezes como titular nas Eliminatórias e deve voltar a ser reserva amanhã.

Prováveis escalações:

Itália: Buffon; Ranocchia, Bonucci e Chiellini; Abate, Marchisio, Pirlo, Bonaventura e De Sciglio; Diamanti e Gilardino. Técnico: Cesare Prandelli.

San Marino: Aldo Simoncini; Fabio Vitaioli, Della Valle, Bollini e Davide Simoncini; Palazzi, Mazza, Cibelli e Coppini; Rinaldi (ou Selva) e Matteo Vitaioli. Técnico: Giampaolo Mazza.

Árbitro: Marco Borg (Malta).

Estádio: Renato Dall'Ara, em Bologna (Itália).

EFE   
Compartilhar
Publicidade