PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Jogadores divergem sobre vantagem europeia contra Brasil

2 set 2014 - 20h14
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de três fracassos seguidos da Seleção Brasileira contra equipes europeias em Copas do Mundo, criou-se a ideia que o futebol nacional está atrasado em relação aos demais. Porém, nesta terça-feira, jogadores do Brasil apresentaram opiniões divergentes sobre o assunto.

Quem se alongou mais para definir a diferença entre as duas escalas foi Philippe Coutinho, que jogou jovem pelo Vasco, não deu certo na Itália, jogando pela Inter de Milão, mas virou destaque na Inglaterra, pelo Liverpool.

Para ele a diferença vem desde a preparação das equipes: "na Europa os treinos são bem fortes. Não muito longos, mas intensos, porque os jogos são assim", contou.

Ele também apontou diferenças nas partidas: "não tem muitas faltas, o jogo não para. Vamos com força em todas as jogadas, o tempo todo atacando e defendendo em bloco". Questionado por que isso aconteceu, Coutinho hesitou: "não sei porque é diferente, mas no Brasil não é tão intenso".

O zagueiro Miranda, que está no Atlético de Madrid desde 2011, também vê grande vantagem dos europeus: "o futebol brasileiro tem aquela coisa de querer resolver na qualidade técnica, mas hoje o futebol é muito físico e tático". Ele só fez uma ressalva: "muitos jogadores da Seleção atuam na Europa. Se ele for taticamente disciplinada, com o dom que tem o brasileiro, pode fazer diferença".

Miranda é um dos destaques do Atlético de Madrid
Miranda é um dos destaques do Atlético de Madrid
Foto: Bruno Domingos/Mowa Press / Divulgação

Quem divergiu dos "europeus" foi o meia-atacante Ricardo Goulart, do Cruzeiro. Ele não vê prejuízo dos jogadores que atuam no Brasil em comparação com quem já migrou para Europa.

"Acho que (quem joga no Brasil) não está prejudicado. O futebol brasileiro é totalmente diferente do europeu. Lá é mais taticamente, tem duas linhas de quatro, que não muda nunca. No Brasil diversifica com três meias e um atacante", analisou.

Com estilo europeu ou brasileiro, Dunga começará a formar a Seleção Brasileira nesta terça-feira, quando acontecerá seu primeiro treino para os amistosos contra Colômbia e Equador.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade