0

Jogadores experientes no Brasil preocupam Mano Menezes

26 jan 2011
09h09
atualizado às 09h56
  • separator

Este ano, jogadores como Roberto Carlos, 37 anos, e Ronaldo, 34, ambos do Corinthians, além de Belletti, 34, no Fluminense, disputarão a temporada brasileira pelos seus clubes. Todos foram campeões mundiais na Coreia do Sul e no Japão em 2002 e fizeram carreiras sólidas na Europa, mas o retorno de jogadores consagrados ao Brasil preocupa o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes.

O diário catalão Sport criticou esse fenômeno, chamando o Brasil de "cemitério de elefantes" e temendo que o campeonato se torne "o maior de veteranos do mundo". A publicação aponta que o futebol praticado em terras brasileiras é menos desgastante fisicamente, valorizando mais a técnica, e ressalta o crescimento da economia do país.

Além dos já citados, o jornal destaca Ronaldinho, no Flamengo, Fábio Rochemback, no Grêmio, Eduardo Costa, no Vasco, e Elano, no Santos. A nova aquisição dos times brasileiros é Rivaldo, 38 anos, que deixou o cargo de presidente e jogador do Mogi Mirim para ser o camisa 10 do São Paulo. "Fiquei surpreso. É um grande jogador, um grande ídolo do futebol brasileiro. Está com idade avançada, assim como o Roberto Carlos e Ronaldo", constatou Mano.

"Única preocupação que se tem em relação a isso é que se esses jogadores ainda estão ocupando as posições dos principais times do país é porque estamos deixando a desejar na reposição desses jogadores", lamentou.

Para a próxima partida da seleção, contra a França, em 9 de janeiro, no Stade de France, Mano convocou os meias Renato Augusto (Bayer Leverkusen) e Jadson (Shaktar Donetsk) pela primeira vez. Ele admite que a falta de armadores preocupa, mas não vê o setor de criação como um problema gravíssimo.

"Tivemos a lesão do Ganso, Kaká vem se recuperando, o Ronaldinho também e precisamos continuar buscando alternativas. São jogadores com características diferentes", explicou.

Contratação de Rivaldo pelo São Paulo chama a atenção de Mano Menezes
Contratação de Rivaldo pelo São Paulo chama a atenção de Mano Menezes
Foto: São Paulo Futebol Clube / Divulgação

Veja também:

Relembre campeões e vices fora dos quatro grandes
Fonte: Gazeta Esportiva
publicidade