1 evento ao vivo

Leonardo Jardim é anunciado como novo técnico do Sporting

20 mai 2013
11h25
atualizado às 12h44
  • separator
  • 0
  • comentários

O português Leonardo Jardim, de 38 anos, foi anunciado nesta segunda-feira como novo técnico do Sporting, um dia após o anúncio do seu compatriota Jesualdo Ferreira, de que não permaneceria no cargo para a próxima temporada.

Em comunicado, o sétimo colocado na recém-encerrada edição do Campeonato Português, também informou que o veterano técnico Augusto Inácio, que não conseguiu salvar o Moreirense do rebaixamento nesta temporada, assumirá o cargo de diretor esportivo.

Nascido na Venezuela, mas criado em Portugal, Jardim é considerado um dos melhores técnicos portugueses da nova geração. Profissionalmente, estreou em 2003 no modesto Camacha.

Em 2008/2009 passou pelo Chaves, subindo da terceira para a segunda divisão. Na temporada seguinte foi para o Beira-Mar, e venceu a segunda divisão.

Na temporada 2011/2012 foi contratado pelo Braga, terminando na terceira colocação na sua primeira experiência na divisão de elite do futebol português. Também disputou a Liga Europa, sem conseguir resultado expressivo.

Sua primeira experiência internacional aconteceu nesta temporada, quando foi contratado para treinar o Olympiacos. Em janeiro, quando a equipe ocupava a liderança do Campeonato Grego com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, e depois de uma boa campanha em seu grupo da Liga dos Campeões - terceiro, atrás de Arsenal e Schalke 04 -, foi demitido.

Segundo a imprensa portuguesa, o rompimento do contrato aconteceu porque Jardim teria se envolvido com a esposa do presidente do clube grego, o que nenhuma das partes confirmou. Junto com sua saída do Olympiacos, o técnico também anunciou seu divórcio. Desde então, estava desempregado.

Um dos grandes desafios de Leonardo Jardim para a próxima temporada é conseguir administrar resultados em um clube profundamente afetado pela crise financeira. Dentro de campo, a atual temporada foi ruim, com resultados ruins em todas as competições.

Com o sétimo lugar no Português, e a queda na terceira fase da Taça de Portugal, o Sporting não conquistou vaga em competição continental para a próxima temporada, algo que não acontecia desde a temporada 1976/1977.

EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade