PUBLICIDADE

Lewandowski castiga o Real e deixa final alemã bem encaminhada

24 abr 2013 - 18h46
(atualizado às 19h07)
Compartilhar

Com quatro gols do atacante polonês Robert Lewandowski, o Borussia Dortmund atropelou o Real Madrid por 4 a 1 nesta quarta-feira no Signal Iduna Park, na partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões.

Este resultado abriu mais do que nunca a perspectiva de uma final entre clubes alemães, já que na terça-feira o Bayern de Munique massacrou outro 'Gigante' espanhol, o Barcelona, por 4 a 0 na Allianz-Arena.

O Real está numa posição um pouco mais favorável do que os catalães, já que o português Cristiano Ronaldo anotou o gol de honra que deixa o time com a possibilidade de se classificar com uma vitória por 3 a 0 na partida de volta, prevista para a próxima terça-feira no estádio Santiago Bernabéu.

"Nesta noite vimos uma equipe nitidamente superior à outra. Uma dominou a outra mentalmente e fisicamente. O melhor venceu, é incontestável", reconheceu o técnico do time da capital espanhola, o português José Mourinho.

O Borussia já tinha levado a melhor sobre o time 'merengue' na fase de grupos, ao vencer por 2 a 1 na Alemanha antes de empatar em 2 a 2 na Espanha.

As duas equipes já se enfrentaram nas semifinais da 'Champions' em 1998, com duas vitórias por 2 a 0 do Real.

"Não podemos perder a cabeça achando que tudo está decidido. Ainda temos que jogar em Madri e não será nada fácil", avisou o técnico alemão Jurgen Klopp.

A preparação do clube de Dortmund chegou a ser perturbada pelo anúncio da saída do jovem meia Mario Gotze para o Bayern na próxima temporada, mas quem deve ter despertado a cobiça de vários clubes europeus foi Lewandowski, que teve uma atuação de gala e marcou todos os gols da sua equipe.

"Fizemos apenas a primeira parte do caminho, mas estamos obviamente muito satisfeitos. Estou muito feliz com os quatro gols e agora quero a final", comemorou o herói do dia.

O atacante de 24 anos abriu o placar aos oito minutos de jogo ao se esticar na pequena área para concluir um cruzamento de Marco Reus.

CR7 deixou tudo igual aos 43, aproveitando uma falha grosseira de Hummels, escalado como titular no lugar do brasileiro Felipe Santana.

O zagueiro tentou recuar para o goleiro, mas deu a bola de presente para o argentino Gonzalo Higuaín, que rolou para o português empurrar a bola para o gol vazio.

O Borussia não se abalou e Lewandowski voltou a colocar seu time à frente no marcador aos 5 da etapa final. O polonês recebeu de Reus de costas para o gol, deu um lindo giro, ficou cara a cara com Diego López e não perdoou.

O terceiro saiu cinco minutos depois e foi um autêntico golaço. Lewandowski pegou a sobra de um chute de Schmelzer, driblou o brasileiro naturalizado português Pepe e emendou com uma bomba no ângulo.

O camisa 9 tinha fome de gol e ainda marcou o quarto dele na partida de pênalti após um empurrão de Xabi Alonso em Reus na área.

Eliminado nesta altura da competição pelo Bayern na temporada passada, o time espanhol vai precisar melhorar muito se quiser encerrar o jejum de onze anos e conquistar o décimo título na competição.

O zagueiro Sergio Ramos, que usou a braçadeira de capitão, reconheceu que seu time ficou devendo.

"Nosso comportamento não ficou à altura das expectativas e sou o primeiro culpado. Será muito difícil encarar o jogo de volta com este prejuízo, mesmo na frente da nossa torcida. Temos que manter a confiança e tentar reagir", afirmou.

Já o Borussia espera conquistar pela segunda vez em sua história da 'Taça Orelhuda' após a conquista de 1997 e acabar com o sonho de 'tríplice coroa' do Bayern, que já garantiu o título da Bundesliga e está classificado para a final da Copa da Alemanha.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade