PUBLICIDADE

Libertadores

Cruzeiro tenta superar "barreira maldita" na Libertadores

7 mai 2009 - 09h37
(atualizado às 12h34)
Compartilhar

Dassler Marques

Apesar da campanha tranqüila na fase de grupos, o Cruzeiro tem uma preocupação a mais para o confronto desta quinta-feira, em Santiago, contra a Universidad do Chile. Em quatro participações na Libertadores desde o título de 97, os cruzeirenses caíram três vezes nas oitavas-de-final. Um obstáculo a ser superado pela equipe de Adílson Batista em 2009.

A eliminação mais recente, aliás, foi em 2008. Com o próprio Adílson Batista no comando, o Cruzeiro caiu duas vezes diante do Boca Juniors. Perdeu em Buenos Aires por 2 a 1 e viu os argentinos repetirem o placar no Mineirão. De nada adiantou ter tido uma das melhores campanhas da fase de grupos.

Em 2004, o Cruzeiro, que tinha Vanderlei Luxemburgo no comando e Rivaldo e Alex dentro de campo, também chegou às oitavas como primeiro colocado. Contudo, um entrevero entre o treinador e a direção fez com que o então auxiliar, Paulo César Gusmão, assumisse o elenco em meio à crise. Contra o Deportivo Cali, no mata-mata, os cruzeirenses acabaram eliminados pelo nos pênaltis no Mineirão.

Em 1998, o Cruzeiro acabou beneficiado por ser campeão e entrou diretamente no mata-mata para enfrentar o Vasco, em uma peculiaridade daquele regulamento. A participação na Libertadores, porém, só durou dois jogos: diante dos cariocas, uma derrota por 2 a 1 e um empate sem gols decretaram a eliminação.

A única campanha além das oitavas desde o título em 97 se deu em 2001. Os cruzeirenses conseguiram 16 pontos na fase de grupos e atropelaram os equatorianos do El Nacional com duas vitórias nas oitavas. Contra o Palmeiras já comandado por Celso Roth, porém, sucumbiram nas quartas após empates em 2 a 2 e 3 a 3. A eliminação veio também nos pênaltis.

Retrospecto recente do Cruzeiro na Libertadores:

2008 - caiu nas oitavas contra o Boca Juniors

2007 - não jogou

2006 - não jogou

2005 - não jogou

2004 - caiu nas oitavas contra o Deportivo Cali

2003 - não jogou

2002 - não jogou

2001 - caiu nas quartas contra o Palmeiras

2000 - não jogou

1999 - não jogou

1998 - caiu nas oitavas contra o Vasco

1997 - campeão

Cruzeiro celebra uma de suas vitórias na primeira fase: oitavas são barreira
Cruzeiro celebra uma de suas vitórias na primeira fase: oitavas são barreira
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade