PUBLICIDADE

Libertadores

Grêmio arranca empate com Caracas no 1º jogo das quartas

27 mai 2009 - 23h53
(atualizado em 28/5/2009 às 01h38)
Compartilhar

Em jogo de baixo nível técnico, o Grêmio empatou fora de casa com o Caracas em 1 a 1 na primeira partida entre os dois nas quartas-de-final da Copa Libertadores. Os gaúchos sofreram um gol no início do jogo e empataram somente no segundo tempo. A partida de volta será realizada no dia 17 de junho e o Grêmio tem agora a vantagem do empate sem gols.

Logo no primeiro minuto, o lateral-esquerdo Cichero subiu mais alto que a defesa gremista e completou cobrança de falta de Rey, abrindo o placar para a equipe da casa. O time brasileiro não abaixou a cabeça e começou a apertar o Caracas, mas as jogadas paravam na forte marcação no meio de campo.

O time venezuelano ganhou um sério desfalque aos 15min, quando o atacante Rentería, um dos principais jogadores do time, se machucou e precisou ser substituído. O jogo seguiu truncado, com as equipes cometendo muitas faltas.

O nível técnico da partida era tão baixo que o Grêmio só deu seu primeiro chute a gol aos 27min. O lance ofensivo, porém, trouxe muito perigo ao gol do Caracas. Souza cobrou falta e Réver resvalou de cabeça.

O jogo ganhou emoção no final do primeiro tempo. Maxi López teve boa chance de abrir placar aos 30min, e Victor salvou o segundo gol do Caracas ao espalmar finalização de Cichero dois minutos depois. O time da casa cresceu na partida e passou a ameaçar o gol do Grêmio. Os venezuelanos ficaram perto de marcar aos 45min, em cobrança de falta de Rey.

A partida voltou truncada do intervalo. As jogadas do Grêmio eram prejudicadas pelas más condições do gramado e o Caracas, conhecedor do campo, conseguia lances melhores. O time da casa tinha o controle do jogo, enquanto os brasileiros tinham dificuldade de sair do campo de defesa.

A equipe gaúcha teve sua primeira boa chance no segundo tempo aos 16min, quando Fábio Santos recebeu cruzamento da direita e finalizou por cima do travessão. A resposta do Caracas veio seis minutos depois, quando Prieto recebeu bola na cara do gol e longe da meta de Victor.

O Grêmio passou, então, a apostar na bola parada. Souza acertou a trave em cobrança de falta aos 26min. Dois minutos depois, Souza bateu nova falta e Fábio Santos completou de cabeça, empatando o jogo. A partida esvfriou depois do gol gremista, especialmente porque o juiz precisou interromper o jogo uma vez que o sistema de irrigação do estádio foi acionado.

O Grêmio passou a controlar a bola após o empate. Nos minutos finais, tentou conseguir o segundo gol, mas tomando cuidado para não dar espaços na defesa.

Ficha Técnica

Gols
Caracas: Cichero, no 1ºmin do 1º tempo.

Grêmio: Fábio Santos, aos 28min do 2º tempo.

Lance bizarro
Logo após o gol de Fábio Santos, o sistema de irrigação do Estádio Olímpico foi acionado e a partida precisou ser interrompida por três minutos. O lateral-direito gremista Ruy aproveitou para se refrescar nos jatos d¿água que saíam do gramado.

Ponto Forte do Caracas
Bola parada com Rey

Ponto Fraco do Caracas
Erros de passe

Ponto Forte do Grêmio
Defesas do goleiro Victor, que impediram uma derrota gremista

Ponto Fraco do Grêmio
Baixo número de finalizações

Personagem do jogo
Cichero, autor do gol do Caracas e criador de várias jogadas

Esquema Tático Caracas
4-4-2
Vega; Romero, Rey, Barone e Cichero; Luis Vera, Piñango, Figueroa (Guerra) e Gomez (Escobar); Castellin e Rentería (Prieto); Técnico: Noel Sanvicente

Esquema Tático Grêmio
3-5-2
Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Tcheco, Souza (Túlio) e Fábio Santos; Jonas (Alex Mineiro) e Maxi López; Técnico: Paulo Autuori

Cartões Amarelos
Caracas: Figueroa e Piñango

Grêmio: Tcheco, Léo e Ruy

Árbitro
Roberto Silvera (URU)

Fábio Santos comemora o gol de empate do Grêmio
Fábio Santos comemora o gol de empate do Grêmio
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade