PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians garante melhor campanha e pega Fla nas oitavas

22 abr 2010 - 23h45
(atualizado em 23/4/2010 às 00h49)
Compartilhar
Fernando Souza
Direto de São Paulo

O Corinthians não precisou se esforçar muito para, nesta quinta-feira, vencer o Independiente Medellín por 1 a 0, no Pacaembu, garantir a vantagem de decidir todos os jogos que fizer na fase final da Copa Libertadores em casa e encarar o Flamengo nas oitavas de final.

Será o reencontro do Corinthians com o Flamengo na Libertadores. Na única vez em que se enfrentaram na competição continental, em 1991, o clube paulista não conseguiu vencer o rival na fase de classificação. Além disso, será a chance de ver Ronaldo - poupado para melhorar a forma física - jogar contra seu time na infância. Apesar de ter jogado contra o Flamengo no Brasileiro, o atacante se machucou e saiu mais cedo de campo, frustrando todas as expectativas geradas no confronto.

Graças ao adversário limitado e à rapidez inicial do time que teve Iarley no lugar de Ronaldo, o Corinthians apostou nas jogadas pelas laterais, chutes de longa distância e teve Júlio César como um mero espectador da partida. O gol não demorou a sair e veio em uma sequência frenética inicada por Roberto Carlos, aos 21min do primeiro tempo.

Vivendo um bom momento no time, que já lhe garantem alguns pedidos para voltar à Seleção Brasileira, o lateral esquerdo corintiano arriscou um chute da intermediária e acertou o travessão. Na sobra, Iarley tocou para Dentinho que, travado, conseguiu um escanteio.

Na cobrança, Danilo cabeceou o cruzamento de Dentinho e o goleiro Bobadilla fez difícil defesa para seus zagueiros jogarem para o lateral. Mas o alívio se transformou em transtorno depois que Roberto Carlos jogou na área, William escorou e Valencia jogou contra a própria redes.

Era o gol que o Corinthians precisava para não sofrer um perigo maior de perder o posto de melhor campanha desta Libertadores e garantir a vantagem de decidir em casa os demais confrontos. E por isso o time começou a jogar para o gasto e administrar o resultado.

Bem menos insinuante, o Corinthians voltou para o segundo tempo sem o mesmo pique dos minutos iniciais. O Independiente Medellín até arriscou uma bola de fora da área para Júlio César justificar a sua entrada, mas a qualidade do espetáculo caiu. Com uma ou outra chance alvinegra que não resultou em gol, o Corinthians foi levando o jogo, sem sofrer pressão, até o apito final do árbitro.

Racing e Cerro Porteño empatam

No outro jogo da última rodada do Grupo 1 da Libertadores, o já eliminado Cerro Porteño segurou o empate por 0 a 0 com o Racing, do Uruguai.

O Racing ainda sonhava com uma vaga nas oitavas de final, mas terminou a competição com oito pontos, sendo um dos dois piores segundos colocados de todos os grupos da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 1 x 0 Independiente de Medellín

Gols
Corinthians: Valencia, contra, aos 22min do primeiro tempo

Ponto Forte do Corinthians

Rapidez no primeiro tempo e as jogadas pelas laterais

Ponto Forte Independiente Medellín
Bobadilla fez ótimas defesas e contando com a sorte da trave conseguiu evitar uma derrota maior

Ponto Fraco do Corinthians
Diminuiu o ritmo após marcar o gol e fazer o resultado. Tem time e futebol para fazer mais

Ponto Fraco do Independiente Medellín
Sem qualidade e com pouco interesse na partida, Independiente Medellín não soube assistar o Corinthians nem quando o time brasileiro chamou para o jogo

Personagem do jogo
Roberto Carlos: lateral chegou ao 12° jogo seguido, foi o mais aplaudido e criou as chances de perigo do Corinthians

Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Júlio César, Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Edu); Dentinho (Jorge Henrique) e Iarley (Souza). Técnico: Mano Menezes

Esquema Tático do Independiente Medellín
4-4-2
Bobadilla, Calle, Anselmo, Jiménez (Valoyez) e Valencia; Ortíz, Restrepo, Vasco e Barahona (Petruz); Pardo e Giménez. Técnico: Leonel Álvarez

Cartões Amarelos
Corinthians: -

Independiente Medellín: Jiménez

Público e renda

29.541 pagantes e R$ 1.877.065,00

Árbitro
Federico Beligoy (ARG)

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Corinthians jogou para o gasto, venceu o Independiente Medellín e garantiu a melhor campanha da primeira fase da Libertadores
Corinthians jogou para o gasto, venceu o Independiente Medellín e garantiu a melhor campanha da primeira fase da Libertadores
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade