PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Santos leva virada no Chile, segue sem vencer e fica pressionado

16 mar 2011 - 23h48
(atualizado em 17/3/2011 às 01h03)
Compartilhar

Mesmo com a volta de Paulo Henrique Ganso aos titulares nesta quarta-feira, o Santos perdeu por 3 a 2 do Colo Colo, de virada, em Santiago, e ficou em situação pouco confortável no Grupo 5 da Copa Libertadores. Agora, a equipe da Vila Belmiro soma dois pontos em três rodadas e ocupa apenas a terceira colocação, atrás do próprio Colo Colo (seis pontos) e do Cerro Porteño (cinco). O lanterna é o Táchira, da Venezuela, que também tem dois pontos, mas perde no saldo de gols.

Elano abriu o placar no Estádio Monumental logo no início em cobrança de falta de muito longe, mas o time da casa buscou a virada e fez 3 a 1 ainda na primeira etapa. Sem muita resistência da defesa alvinegra, os gols foram marcados por Paredes, Miralles e Scotti. Neymar ainda diminuiu no começo do segundo tempo após grande jogada de Ganso, mas a equipe brasileira não encontrou o terceiro gol.

O primeiro tempo foi dominado pelo Colo Colo, que marcou forte - algumas vezes, com violência - e se aproveitou da apatia santista para fazer três gols. Após o intervalo, o time brasileiro se acendeu e, comandado por ótima atuação de Ganso, criou as melhores chances, mas foi incapaz de balançar as redes mais de uma vez e compensar a primeira etapa ruim.

Na próxima rodada, no dia 6 de abril, o Santos enfrenta novamente o time chileno, desta vez em casa. Depois, visita o Cerro Porteño em Assunção e fecha a primeira fase recebendo o Táchira.

O jogo

O técnico Marcelo Martelotte promoveu o retorno de Ganso ao time titular e o camisa 10 jogou solto atrás dos atacantes Zé Eduardo e Neymar. Elano e Danilo completaram o meio de campo à frente do volante Adriano, que jogou protegendo a zaga. Do lado chileno, a formação foi semelhante: três meio-campistas, um armador mais solto (Jorquera) e dois homens de frente (Paredes e Miralles).

A partida começou truncada, com o Colo Colo marcando de forma agressiva e tentando impedir o Santos de trocar passes. Em uma das faltas cometidas pelos donos da casa, saiu o gol brasileiro: aos 4min, Elano arriscou de muito longe e a curva da bola enganou o goleiro uruguaio Castillo, ex-Botafogo, que foi mal no lance e aceitou.

O confronto seguiu fechado após o gol, com os jogadores mais ofensivos tendo pouco espaço para criar e um alto número de desarmes e faltas no meio de campo. Neymar constantemente era parado pela marcação forte do time chileno e só foi aparecer aos 12min, quando Ganso invadiu a área pela esquerda e tocou para o meio; o camisa 11 ajeitou e Zé Eduardo bateu prensado, para fora.

Aos poucos, o Colo Colo foi deixando de se prender à defesa e melhorando no jogo. O meia Jorquera acertou um chute forte de fora da área aos 16min, mas Rafael pulou e fez boa defesa. Os chilenos logo passaram a dominar a posse de bola, enquanto o Santos se mostrava apático; a exceção era Ganso, que chamava o jogo e tentava jogadas individuais.

Aos 26min, veio o empate. Miralles tocou para a área, Paredes recebeu um tranco de Durval e se levantou para finalizar de pé esquerdo, com curva, no canto de Rafael. Quatro minutos depois, os anfitriões quase ampliaram: Adriano cortou parcialmente cruzamento de Paredes e Jorquera pegou a sobra, mandando para fora com perigo.

Com cinco jogadores mais ofensivos, o Santos tinha dificuldades com os contra-ataques. Em um deles, aos 34min, o Colo Colo conseguiu a virada: Elano perdeu a bola na frente e, após passes rápidos, Paredes deu belo lançamento para Miralles, que entrou sozinho na área e desviou de carrinho para as redes.

Nervoso e sofrendo com as chegadas mais duras dos jogadores chilenos, o Santos tomou o terceiro pouco depois, aos 42min. Paredes bateu falta da direita e Scotti subiu mais que a zaga para cabecear no canto; Rafael caiu atrasado e não conseguiu fazer a defesa, encerrando um primeiro tempo desastroso para o time paulista.

A segunda etapa começou acelerada e as duas equipes tiveram boas chances logo no início. Aos 2min, novamente o trio ofensivo do Colo Colo funcionou: Jorquera levantou da esquerda, Paredes ajeitou de cabeça e Miralles finalizou no travessão. A resposta santista veio no lance seguinte, quando Elano recebeu ótimo passe de Ganso e bateu em cima de Castillo, que saiu para abafar a jogada.

Contando com o talento de Ganso, o Santos diminuiu aos 4min. O meia escapou da marcação na intermediária, conduziu a bola e deixou Neymar na cara do gol; o atacante não desperdiçou e driblou Castillo antes de tocar para as redes de pé esquerdo.

Neymar "acordou" após o gol e apareceu novamente aos 8min, fintando a marcação pela esquerda e batendo colocado nas mãos de Castillo. Aos 14min, porém, o garoto perdeu grande chance de empatar: após rebote do goleiro em chute de Danilo, ele teve a chance de chutar, mas preferiu tentar o drible em Castillo e foi desarmado. Na sequência, Edu Dracena bateu prensado por Scotti.

Longe do mesmo ritmo agressivo do primeiro tempo, o Colo Colo só foi assustar aos 24min: Paredes de novo ganhou da zaga santista pelo alto e cabeceou no contrapé de Rafael, mas a bola passou ao lado da trave. Pela equipe da Vila Belmiro, as jogadas continuavam saindo do pé de Ganso. Com 26min, ele acionou Elano, que bateu de fora da área e parou em boa defesa de Castillo.

Neymar tentou decidir aos 28min ao dominar pela direita, abrir espaço e finalizar, mas o chute cruzado foi para fora. Aos 37min, o Colo Colo quase matou o jogo: Miralles levantou da esquerda, Rafael espalmou e, no rebote, Fuenzalida cabeceou por cima da meta.

Cansado, Ganso deixou o campo aos 41min para dar lugar a Keirrison. Sem seu principal jogador, o Santos ameaçou pouco até o apito final e só assustou Castillo em um chute de longe de Elano, que foi sem direção.

FICHA TÉCNICA

Colo Colo 3 x 2 Santos

Gols

Colo Colo: Paredes, aos 26min, Miralles, aos 34min, e Scotti, aos 42min do 1º tempo
Santos: Elano, aos 4min do 1º tempo, e Neymar, aos 3min do 2º tempo

Colo Colo
Castillo; Cabión (Ormeño), Scotti, Cabrera e Jerez; Salcedo (Wilchez), Mena (Pavez) e Fuenzalida; Jorquera; Paredes e Miralles. Técnico: Américo Gallego

Santos
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Rodrigo Possebon); Danilo, Adriano e Elano; Paulo Henrique Ganso (Keirrison); Zé Eduardo (Maikon Leite) e Neymar. Técnico: Marcelo Martelotte

Cartões amarelos
Colo Colo: Cabión, Scotti, Mena, Paredes e Cabrera
Santos: Pará, Rodrigo Possebon, Neymar e Elano

Árbitro
Sergio Pezzotta (ARG)

Local
Estádio Monumental, Santiago (CHI)

Neymar lamenta chance desperdiçada pelo Santos em Santiago
Neymar lamenta chance desperdiçada pelo Santos em Santiago
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade