PUBLICIDADE

Ex-corintiano marca, Vélez faz 3 na LDU e leva vantagem para altitude

26 abr 2011 - 23h43
(atualizado em 27/4/2011 às 00h05)
Compartilhar

O Vélez Sarsfield aproveitou o embalo da torcida no Estádio José Amalfitani e conseguiu um bom resultado contra a LDU, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Nesta terça-feira, o time argentino tirou proveito de um começo incrível de partida, superou os equatorianos por 3 a 0 e, agora, poderá até perder por pelo menos dois gols de diferença na altitude de Quito para seguir adiante no torneio. O zagueiro Sebastián Domínguez, ex-Corinthians, fez o terceiro dos anfitriões.

Em dez minutos de jogo, o Vélez já tinha 2 a 0 de vantagem sobre os visitantes em Buenos Aires. O primeiro gol dos argentinos saiu aos 7min, quando o atacante uruguaio Santiago Silva, também ex-Corinthians, recebeu livre pela esquerda e cruzou na pequena área, onde apareceu o meia Augusto Fernández para escorar de pé direito e abrir a contagem.

Três minutos depois foi a vez de outro atacante fazer boa jogada e servir Fernández: Juan Manuel Martínez disparou pelo meio, se livrou da marcação do lateral ex-São Paulo Néicer Reasco e serviu livre o meia artilheiro do Vélez, que apenas tocou na saída do goleiro Domínguez Carabalí para conferir seu segundo na partida.

No segundo tempo, a LDU se complicou na tentativa de diminuir a vantagem dos argentinos logo aos 8min. O meia-atacante Luis Bolaños, que teve passagens por Santos e Internacional, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo pelo árbitro paraguaio Carlos Amarilla.

Com um homem a mais no gramado do José Amalfitani, o Vélez não tardou em dilatar a diferença no marcador. Após a cobrança da falta cometida por Bolaños, o lateral Emiliano Papa levantou na área, Sebá se antecipou ao goleiro adversário e ampliou de cabeça. O zagueiro, vale lembrar, vestiu a camisa alvinegra entre 2005 e 2006, sendo campeão brasileiro pela equipe do Parque São Jorge, que na época contava com a ajuda financeira da MSI.

O Vélez chegou muito perto de fazer o quarto, mas o meio-campista José Luis Valencia salvou a LDU em cima da linha em uma finalização de Fernández aos 14min. Dez minutos depois, Reasco deixou o time do Equador com nove jogadores no gramado após uma entrada duríssima em Papa, recebendo diretamente o vermelho. Entretanto, os argentinos não conseguiram aproveitar para consolidar uma goleada ainda maior nos 20 minutos restantes.

A partida de volta do confronto entre argentinos e equatorianos será realizada na próxima quinta-feira, nos 2,8 mil metros de altitude do Estádio Casa Blanca, em Quito. Para se classificar, a LDU precisa de um triunfo por, no mínimo, quatro gols de diferença; caso vença por 3 a 0, a decisão irá para os pênaltis, enquanto qualquer outro resultado positivo por três gols de vantagem dos equatorianos dará vaga para o Vélez, que não foi vazado em Buenos Aires. O duelo entre Vélez e LDU interessa diretamente a um clube brasileiro: o Fluminense, que, caso passe pelo Libertad, do Paraguai, encontrará uma dessas equipes nas quartas de final. O time carioca, aliás, abre sua série de oitavas de final nesta quinta, às 21h50 (de Brasília), no Engenhão.

Sebá Domínguez fez de cabeça e ajudou Vélez a obter vantagem elástica
Sebá Domínguez fez de cabeça e ajudou Vélez a obter vantagem elástica
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade