PUBLICIDADE

Libertadores

Atlético e Liverpool eliminados da Liga Europa, Chelsea avança

21 fev 2013 - 21h28
(atualizado às 21h35)
Compartilhar

O atual campeão Atlético de Madrid e o tradicional Liverpool, que faziam parte dos principais candidatos ao título na Liga Europa, foram eliminados logo na primeira fase do mata-mata por equipes russas, o Rubin Kazan e o Zenit São Petersburgo, respectivamente.

Já o Chelsea, que venceu a Liga dos Campeões na temporada passada, por pouco não foi obrigado a disputar a prorrogação.

A equipe comandada pelo técnico espanhol Rafael Benítez chegou a perder por 1 a 0 para o Sparta Praga após ter vencido pelo mesmo placar na República Tcheca, mas o belga Eden Hazard arrancou o empate nos acréscimos.

Os jogos desta quinta-feira mexeram com o coração dos torcedores londrinos, já que o Tottenham, outro time da capital inglesa, também garantiu sua vaga para as oitavas de final com um gol no último minuto.

No jogo de ida, os 'Spurs' derrotaram o Lyon por 2 a 1 em White Hart Lane, com dois gols de falta marcados pelo galês Gareth Bale no final de cada tempo.

Desta vez, o herói foi o atacante belga Moussa Dembelé, que jogou um balde de água fria no estádio Gerland ao balançar as redes nos acréscimos, enquanto os franceses estavam com a vaga em mãos após Gonalons abrir o placar aos 17 minutos de jogo.

O Liverpool não teve a mesma sorte e foi novamente vítima do brasileiro Hulk, que foi o grande destaque da classificação do Zenit São Petersburgo.

No jogo de ida, disputado na Rússia, o paraibano soltou uma bomba de fora da área para fazer o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre os 'Reds'.

Na volta, em Anfield, ele tirou proveito de uma falha bisonha do veterano Jamie Carragher para abrir o placar para o Zenit.

O Liverpool precisava de quatro gols para se classificar, mas conseguiu fazer 'apenas' três, dois deles marcados pelo uruguaio Luis Suárez.

Já o Atlético conseguiu vencer por 1 a 0 na Rússia, com um gol do artilheiro colombiano Radamel Falcao Garcia, mas Rubin Kazan acabou ficando com a vaga por ter vencido por 2 a 0 na ida, no estádio Vicente Calderón de Madri.

Em outro jogo disputado nesta quinta-feira, a Lazio garantiu presença nas oitavas ao derrotar o 2 a 0 o Borussia Mönchengladbach no estádio Olímpico de Roma após ter empatado em 3 a 3 no jogo de ida na Alemanha.

A Inter de Milão não teve problemas para se livrar do modesto Cluj, da Romênia, que superou por 2 a 0 após ter vencido por 3 a 0 na ida.

Por ironia do destino, o único clube italiano eliminado foi justamente o de melhor campanha do 'Calcio', o vice-líder Napoli.

Os napolitanos, que foram humilhados no jogo de ida ao perder por 3 a 0 para os tchecos do Victoria Pilsen em pleno estádio San Paolo, jogaram com os reservas e foram derrotados novamente, desta vez por 2 a 0.

Em Istambul, o brasileiro Cristian Baroni, que teve passagens no Flamengo e no Corinthians, fez o gol da classificação do Fenerbahce diante dos bielorrussos BATE Borisov.

Benfica, Bordeaux, Anzhi Makhatchkala, Newcastle, Stuttgart, Lazio, Basel e Steaua Bucarest também garantiram presença na próxima fase.

O duelo mais interessante das oitavas de final será o choque entre Tottenham e Inter de Milão.

As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2010, em dois jogos espetaculares com nada menos de 11 gols marcados no total (vitória por 4 a 3 da Inter em San Siro e por 3 a 1 dos ingleses em White Hart Lane).

-- Resultados da primeira fase de mata da Liga Europa (jogo de dia entre parênteses)

(+) Rubin Kazan (RUS) - Atlético Madrid (ESP) 0-1 (2-0)

Metalist Kharkov (UCR) - (+) Newcastle (ING) 0-1 (0-0)

Genk (BEL) - (+) Stuttgart (ALE) 0-2 (1-1)

Dnipropetrovsk (UCR) - (+) Basel (SUI) 1-1 (0-2)

(+) Lazio (ITA) - Borussia Moenchedbach (ALE) 2-0 (3-3)

Lyon (FRA) - (+) Tottenham (ING) 1-1 (1-2)

Cluj (ROM) - (+) Inter de Milão (ITA) 0-3 (0-2)

(+) Viktoria Pilsen (RTC) - Napoli (ITA) 2-0 (3-0)

Hannover (ALE) - (+) Anzhi Makhatchkala (RUS) 1-1 (1-3)

(+) Chelsea (ING) - Sparta Praga (RTC) 1-1 (1-0)

(+) Fenerbahce (TUR) - BATE Borisov (BLR) 1-0 (0-0)

Olympiakos (GRE) - (+) Levante (ESP) 0-1 (0-3)

Liverpool (ING) - (+) Zenit São Petersburgo (RUS) 3-1 (0-2)

(+) Bordeaux (FRA) - Dínamo Kiev (UCR) (1-0) 1-1

(+) Benfica (POR) - Leverkusen (ALE) 2-1 (1-0)

(+) Steaua Bucarest (ROM) - Ajax Amsterdam (HOL) 2-0 (0-2)(4-2 nos pênaltis

Anzhi Makhatchkala (RUS) - Newcastle (ING)

Basel (SUI) - Zenit Saint-Pétersbourg (RUS)

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade