0

Com golaço no fim, Cleiton Xavier dá vaga ao Palmeiras

29 abr 2009
23h58
atualizado em 30/4/2009 às 01h28

Com um jogador a menos e atuando na capital Santiago, o Palmeiras conseguiu a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores da América de forma emocionante na noite desta quarta-feira. Com um golaço marcado aos 42min do segundo tempo, em jogada individual, o meia Cleiton Xavier foi o herói da vaga ao marcar o único tento na vitória sobre o Colo Colo no Estádio Monumental e tirou a vaga das mãos da equipe chilena momentos antes do apito final.

Maior participante brasileiro na Libertadores da América, ao lado do São Paulo, o Palmeiras esteve próximo de registrar seu pior desempenho no torneio nos últimos 30 anos, edição em que foi eliminado da competição sem chegar aos mata-matas. No entanto, em nova noite infeliz do artilheiro Keirrison, quem fez a diferença foi o camisa dez do Palestra Itália, que assumiu a responsabilidade e levou a equipe à próxima fase.

Com a vitória suada em território rival, que estava lotado de torcedores do Colo Colo, o Palmeiras saltou aos dez pontos e deixou três atrás o adversário desta noite, garantindo a segunda colocação do Grupo 1 e acompanhando o líder e compatriota Sport na próxima fase. Em 14 participações na história, o time paulista foi pelo menos até às oitavas-de-final nas sete edições anteriores em que esteve envolvido e evitou a quarta eliminação antes dos mata-matas.

Em busca da vitória para chegar às oitavas-de-final, o Palmeiras teve maior domínio, mas falhou nas finalizações durante toda a partida, principalmente com seu maior artilheiro. Em longo jejum de gols depois de início arrasador nos primeiros meses de clube, Keirrison parou na trave em duas ocasiões, ainda no primeiro tempo. Na primeira, aos 24min, arriscou da entrada da área e carimbou o travessão. E três minutos depois, foi lançado, escolheu o canto e acertou o poste de novo.

Já na etapa final, a classificação ficou mais distante com 18min após o intervalo, quando Marcão parou Figueroa com falta sem bola e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Palmeiras com um jogador a menos. No entanto, aos 42min, Cleiton Xavier recebeu no meio-campo, escapou da marcação chilena e, de muito longe, bateu com força para acertar o ângulo esquerdo do goleiro Muñoz, calando a torcida adversária no Monumental.

FICHA TÉCNICA

COLO COLO 0 x 1 PALMEIRAS

Gols
Palmeiras: Cleiton Xavier, aos 42min do 2º tempo

Ponto Forte do Colo Colo
Posicionamento da defesa no segundo tempo, quando conseguiu neutralizar as principais jogadas ofensivas do Palmeiras

Ponto Forte do Palmeiras
Insistência do setor ofensivo, que mesmo com um jogador a menos, buscou o gol até os minutos finais

Ponto Fraco do Colo Colo
Atuação na parte final da partida, quando mesmo com um jogador a menos, recuou a equipe e administrou o empate na espera pelo apito final

Ponto Fraco do Palmeiras
Falha nas finalizações, principalmente com os atacantes Keirrison e Willians

Personagem do jogo
Cleiton Xavier, do Palmeiras

Esquema Tático do Colo Colo
3-5-2
Cristián Muñoz; Luis Figueroa, Luis Mena, Miguel Riffo e José Salcedo; Rodrigo Meléndez (Jara), Arturo Sanhueza, Rodrigo Millar e Macnelly Torres (Rafael Caroca); César Carranza e Lucas Barrios (González); técnico: Gualberto Jara

Esquema Tático do Palmeiras
3-5-2
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel (Willians), Pierre (Evandro), Souza, Cleiton Xavier e Pablo Armero; Diego Souza (Ortigoza) e Keirrison; técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões Amarelos
Colo Colo: Millar, Caroca e Figueroa
Palmeiras: Willians, Marcão e Maurício Ramos

Cartões Vermelhos
Palmeiras: Marcão

Árbitro
Carlos Torres (Paraguai)

Local
Estádio Monumental, em Santiago, no Chile














Em noite de herói, Cleiton Xavier faz golaço nos minutos finais e cala torcida chilena no Monumental
Em noite de herói, Cleiton Xavier faz golaço nos minutos finais e cala torcida chilena no Monumental
Foto: AP
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade