PUBLICIDADE

Libertadores

Corinthians jogou três vezes na história com portões fechados; relembre

27 fev 2013 - 07h31
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Time do Corinthians enfrentará uma sensação diferente sem a presença da torcida, que normalmente lota o Pacaembu</p>
Time do Corinthians enfrentará uma sensação diferente sem a presença da torcida, que normalmente lota o Pacaembu
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Se a Conmebol decidiu privar o Corinthians de ter público ao seu favor em seus jogos na Copa Libertadores, ao menos atuar com os portões fechados não será uma novidade para o clube. Nesta quarta-feira, contra o Millonários, a partir das 22h (de Brasília) no Estádio do Pacaembu, a equipe alvinegra vai encarar um duelo sem espectadores pela terceira vez em sua história.

De acordo com o historiador Celso Unzelte, foram apenas em duas oportunidades que o time paulista precisou jogar como mandante com os portões fechados. Ambas foram em 2005, justamente no ano do tetracampeonato brasileiro, e renderam à equipe uma vitória e uma derrota, em ambos os confrontos diante de cariocas.

Na ocasião, o Corinthians foi punido pelo STJD após confusão envolvendo seus torcedores no Pacaembu. Revoltados depois da derrota por 5 a 1 contra o São Paulo, corintianos deixaram as arquibancadas, invadiram o campo e atiraram objetos contra os jogadores, entrando em confronto com a polícia.

Privado de atuar diante de sua torcida em duas partidas, o Corinthians teve que encarar o Flamengo no dia 12 de junho com os portões fechados em Mogi Mirim. Mesmo assim, deu sorte e venceu por 4 a 2, com gols de Abuda, Roger e dois de Jô.  Depois, o time que seria o futuro campeão brasileiro daquele ano perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, em revés que não impediu o tetra.

Além destas duas vezes, o time jogou uma partida sem público quando era visitante, também contra uma equipe carioca. Na segunda rodada do mesmo Brasileiro de 2005, a equipe paulista enfrentou o Botafogo, no dia 1º de maio, e acabou derrotada por 3 a 1, de virada. Gil marcou para o Corinthians, mas Alex Alves (duas vezes) e Ramon decretaram a vitória do mandante. O time da estrela solitária atuou com portões fechados por confusão protagonizada por sua torcida, em partida contra o próprio Corinthians, no fim de 2004.

Nesta quarta-feira, o Corinthians foi obrigado pela Conmebol a atuar diante do Millonarios-COL sem a presença de público, após a morte de um torcedor no jogo contra o San José-BOL, na semana passada. Fãs corintianos atiraram um sinalizador que matou o menino boliviano Kevin Espada, 14 anos, em imbróglio que levou à prisão de 12 torcedores brasileiros. 

Posteriormente, um jovem de 17 anos confessou o crime já em São Paulo, mas as autoridades bolivianas ainda investigam o caso. Até o desfecho das investigações - ou em no máximo 60 dias -, o Corinthians terá que atuar com seus portões fechados em casa e sem a presença de torcida própria quando for visitante.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade