1 evento ao vivo

Gol nos acréscimos de David Luiz dá vitória ao Chelsea na semi da Liga Europa

25 abr 2013
19h13
atualizado às 19h42

O Chelsea derrotou o FC Basel por 2-1 com um gol salvador do brasileiro David Luiz nesta quinta-feira em partida válida pelo jogo de ida da semifinal da Liga Europa, na Suíça.

A equipe inglesa abriu o placar com o nigeriano Victor Moses aos 12 minutos de jogo. O Basel empatou na cobrança de pênalti de Fabian Schar, aos 42 do segundo tempo, mas uma cobrança de falta do brasileiro David Luiz nos acréscimos garantiu a vantagem no jogo de volta para o Chelsea.

Com o resultado, os atuais campeões europeus levam a Stamford Bridge uma importante vantagem para a partida de volta.

Num ambiente festivo, com a presença da estrela suíça do tênis Roger Federer no estádio St. Jakob-Park na Basileia, o Basel se mostrou valente e dificultou ao máximo para o Chelsea.

Mas foram os ingleses que abriram o marcador com o nigeriano Moses, que aproveitou um escanteio cobrado por Frank Lampard para marcar de cabeça, aos 12 minutos de partida.

A equipe local teve maior domínio e criou boas chances de gol, mas o Chelsea, com menos posse de bola, aproveitava com perigo os contra-ataques.

Aos 44 minutos, o belga Eden Hazard quase ampliou ao receber uma bola de frente para o goleiro Sommer, mas acabou dominando mal e chutando para fora.

Os suíços continuaram dominando o jogo no segundo tempo, com mais posse de bola e maior agressividade ofensiva. A valentia dos donos da casa acabou premiada quando o lateral espanhol do Chelsea Azpilicueta derrubou Stocker dentro da área. O jovem Fabian Schar, de apenas 21 anos, foi o encarregado da cobrança de pênalti e não tremeu diante do goleiro Peter Cech, empatando a partida a três minutos do fim do tempo regulamentar.

Mas a equipe da casa tomou uma ducha de água fria nos acréscimos, quando o zagueiro da seleção brasileira David Luiz cobrou uma falta com precisão, e o goleiro Sommer não conseguiu evitar o gol da vitória londrina, 2 a 1.

Os jogos de volta das semifinais da Liga Europa estão marcados para 2 de maio. A final está prevista para 15 de maio, em Amsterdã.

Ficha técnica da semifinal da Liga Europa entre Chelsea e FC Basel:

FC Basel: Dragovic (70), D. Degen (80), Schar (89)

FC Basel: Yann Sommer - Philipp Degen, Fabian Schar, Aleksandar Dragovic, Park Joo-ho - Mohamed Salah (David Degen 78), Mohamed El Neney (Jacques Zoua 65), Fabian Frei, Die Geoffroy Serey (Marcelo Diaz 61), Valentin Stocker - Marco Streller (cap). T: Murat Yakin.

Chelsea: Petr Cech - Azpilicueta, Branislav Ivanovic, John Terry (cap), Ashley Cole - Eden Hazard (Juan Mata 71), Ramires, David Luiz, Frank Lampard (Oscar 80), Victor Moses - Fernando Torres. T: Rafael Benítez.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade