PUBLICIDADE

Libertadores

Grêmio quebra "maldição", goleia Caracas na Arena e lidera grupo

5 mar 2013 - 23h26
(atualizado às 23h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A maldição do Grupo 8, que após cinco jogos na Copa Libertadores havia visto apenas os visitantes saírem vitoriosos, foi quebrada pelo Grêmio em sua nova Arena nesta terça-feira. Com grande atuação de Barcos e dois gols de Zé Roberto, o time gaúcho goleou o Caracas, da Venezuela, por 4 a 1. Como prêmio, abriu grande saldo de gols e se tornou líder da chave, à frente do Fluminense.

Os dois times brasileiros somam seis pontos, mas o Fluminense teve apenas vitórias apertadas, além de uma derrota por 3 a 0 para o próprio Grêmio. O time de Vanderlei Luxemburgo, por sua vez, começa a se destacar na competição continental: em três jogos sofreu dois gols e balançou as redes oito vezes. O Caracas é o lanterna, com três pontos, os mesmos que tem o Huachipato, do Chile.

A próxima rodada do Grupo 6 terá os mesmos jogos, mas com mandos invertidos. Na quarta-feira, o Fluminense recebe o Huachipato no Engenhão às 22h (de Brasília). O Grêmio joga já na próxima semana, na terça-feira, contra o Caracas no Estádio Olímpico UCV, na Venezuela. O confronto está marcado para as 21h30 (de Brasília).

Zé Roberto estufou as redes para o Grêmio logo no início do segundo tempo
Zé Roberto estufou as redes para o Grêmio logo no início do segundo tempo
Foto: EFE

Os jogadores do Caracas entraram em campo com faixas pretas presas ao uniforme em luto pela morte do presidente Hugo Chávez, confirmada nesta terça-feira. Mas a tragédia em nada ajudou o time a se superar na Arena do Grêmio.

A equipe foi massacrada desde o começo do jogo. No primeiro tempo, quase tomou gol olímpico de Elano. Vargas e Zé Roberto também desperdiçaram boas chances.

O primeiro gol do jogo, no entanto, saiu com falha incrível do goleiro Baroja, que tinha a bola em suas mãos após cobrança de escanteio aos 18min, mas deixou-a escapar. Atento ao lance, Werley conseguiu desviar para Barcos empurrar para as redes. Aos 37min, Zé Roberto cobrou escanteio e Werley se adiantou à zaga rival para desviar de cabeça para o fundo das redes, ampliando a vantagem.

No segundo tempo, foram necessários apenas seis minutos para o Grêmio ampliar o placar. Barcos colocou a bola entre a zaga do Caracas e achou Zé Roberto, que driblou o goleiro e empurrou para as redes. Com três de vantagem, o time gaúcho relaxou e se permitiu ser pressionado. Aos 14min, Otero cobrou falta e Sanchez cabeceou para as redes, diminuindo. O Caracas tentou pressionar, deixando o contra-ataque para os gremistas.

Aos 27min, no entanto, Pará fez grande jogada pela direita e bateu rasteiro. A bola correu entre a zaga até Zé Roberto, que completou de forma tranquila para a rede, definindo a goleada gremista. A maldição foi quebrada no Grupo 8. O Grêmio se tornou o primeiro time a conquistar três pontos jogando diante de sua torcida. O confronto terminou aos gritos de "olé", vindo das arquibancadas lotadas.

Ficha técnica

GRÊMIO 4 x 1 CARACAS

Gols

GRÊMIO:

Barcos, aos 16, e Werley, aos 37 minutos do primeiro tempo; Zé Roberto, aos 6 e aos 27 minutos do segundo tempo

CARACAS:

Sánchez, aos 14 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Dida; Pará, Cris, Werley e André Santos; Fernando, Souza, Elano (Marco Antônio) e Zé Roberto; Vargas (Welliton) e Barcos

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CARACAS: Baroja; Carabalí, Peraza, Sánchez e Quijada; Jiménez, Guerra, Otero e Peña (Cabezas) e Meza (Lucas); Cure (Farías)

Técnico: Ceferino Bencomo

Cartões amarelos

GRÊMIO: Cris

CARACAS: Otero, Sánchez e Guerra

Árbitro

Antonio Arias

Local

Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade