PUBLICIDADE

Libertadores

River arranca empate do Guaraní e volta à final após 19 anos

Time millonário buscou 1 a 1 em Defensores Del Chaco com 10 mil argentinos e garantiu vaga à decisão que não disputa desde 1996

21 jul 2015 - 22h54
(atualizado às 23h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenove anos. Foi este o tempo que o torcedor do River Plate esperou para ver o próprio time em uma final de Copa Libertadores da América. Foram quase duas décadas de campanhas encerradas precocemente, títulos do maior rival, Boca Juniors, eliminações para equipes menos capacitadas e espera. Muita espera. Que acabou nesta terça-feira, 21 de julho de 2015. Depois de muito tempo, o time millonário enfim terá a oportunidade de decidir o maior título da América em duas partidas.

O passaporte para a grande decisão da Libertadores foi conquistado diante do modesto, mas perigoso, Guaraní-PAR, em pleno Defensores Del Chaco, no Paraguai. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, em Buenos Aires, o River não se limitou a atuar na defesa mesmo fora de casa e quase pagou caro por isto. Levou 1 a 0, salvou bola em cima da linha, mas teve o brio necessário para não ser mais vazado, arrancar empate por 1 a 1 e carimbar vaga à final da Libertadores. Confira como foi a partida em detalhes aqui.

O rival será quem passar de Tigres x Inter. O time colorado venceu o duelo de ida, em Porto Alegre, por 2 a 1, e agora precisa de um simples empate nesta quarta-feira, no México, para avançar. Os jogos decisivos do vencedor deste confronto diante do River Plate acontecerão no meio das próximas duas semanas, na casa de cada time.

Guaraní-PRA e River Plate protagonizaram confronto muito emocionante nesta 3ª feira
Guaraní-PRA e River Plate protagonizaram confronto muito emocionante nesta 3ª feira
Foto: Andres Cristaldo / EFE

Pancadaria? Excesso de faltas? Erros de passe? Falhas de arbitragem? Confusão? Esqueça tudo isto. Nesta terça-feira, o “clima de Libertadores” só se fez presente no show que as torcidas proporcionaram nas arquibancadas do Defensores Del Chaco, em Assunção. Guaraní-PAR e River Plate fizeram partida muito boa e técnica, recheada de lances ofensivos e emoção. 

Depois de trocarem ataques e não balançarem as redes na primeira etapa, apesar de leve superioridade do River, as duas equipes voltaram do intervalo com a mesma atitude. A diferença foi que os mandantes superaram o goleiro Barovero e abriram o placar, com Fernando Fernández.

Guaraní-PAR abriu o placar e quase fez o segundo no Defensores Del Chaco
Guaraní-PAR abriu o placar e quase fez o segundo no Defensores Del Chaco
Foto: Andres Cristaldo / EFE

O gol impulsionou o Guaraní ao ataque e por pouco não provocou outro balanço de rede dos paraguaios, que levaria a decisão às penalidades. No momento mais agudo do jogo, o craque do River, Carlos Sánchez, mostrou humildade suficiente para voltar ao campo de defesa e salvar em cima da linha bola indefensável a Barovero. Foi um gol psicológico para os argentinos, não há dúvidas.

O gol físico aconteceu poucos minutos depois, com Lucas Alario. Ao receber de Viudez e encobrir com enorme categoria o arqueiro Alfredo Aguilar, o jovem atacante de 22 anos não só deu o empate ao River e marcou pela primeira vez na Libertadores. Ele encerrou um jejum de 19 anos. Que incomodava, magoava, entalava a garganta dos torcedores millonários. Os 10 mil fanáticos que “invadiram” o Defensores Del Chaco, por sinal, não hesitaram em arranhá-la com gritos incessantes até o término do confronto.

O River está de volta à final da Libertadores!

Torcida do River "invadiu" o Paraguai: 10 mil compareceram ao Defensores Del Chaco
Torcida do River "invadiu" o Paraguai: 10 mil compareceram ao Defensores Del Chaco
Foto: Andres Cristaldo / EFE

Guaraní-PAR 1 x 0 River Plate - 16min do segundo tempo - Benítez cruzou da direita, Palau desviou e acertou a trave. Na sobra, Santander cruzou, e Fernández abriu o placar.

Guaraní-PAR 1 x 1 River Plate - 33min do segundo tempo - Viudez acertou grande passe, Alario tocou por cima do goleiro e anotou em lindo lance.

Lucas Alario: autor do gol e herói da classificação do River à final da Copa Libertadores
Lucas Alario: autor do gol e herói da classificação do River à final da Copa Libertadores
Foto: Andres Cristaldo / EFE

FICHA TÉCNICA

GUARANÍ-PAR x RIVER PLATE-ARG

Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)

Data: 21 de julho de 2015, terça-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Julio Bascuñan (Chile)

Cartões amarelos: Maldonado (Guaraní); Mercado, Carlos Sánchez e Mayada (River)

GUARANÍ: Aguilar; Patiño (Contrera), Julio Cáceres e Maldonado; Luis de la Cruz, Marcelo Palau, Jorge Mendoza, Fernando Fernández (Claudio Cañiza) e Tomás Bartomeus (Ivan González); Julián Benítez e Federico Santander

Técnico: Fernando Jubero

RIVER PLATE: Barovero; Mercado, Maidana, Funes Mori e Vangioni; Kranevitter, Lucho González (Tabaré Viudez), Pity Martínez (Mayada) e Carlos Sánchez; Rodrigo Mora (Cavenaghi) e Lucas Alario

Técnico: Marcelo Gallardo

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade