PUBLICIDADE

Libertadores

Itamaraty: 6 corintianos detidos na Bolívia podem ser soltos

21 fev 2013 - 19h58
(atualizado às 20h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Tragédia ocorreu no início da partida entre San José e Corinthians nesta quarta, em Oruro</p>
Tragédia ocorreu no início da partida entre San José e Corinthians nesta quarta, em Oruro
Foto: AP

Dos 12 torcedores corintianos detidos em Oruro pela polícia da Bolívia, seis devem ser soltos ainda nesta quinta-feira, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Os outros, de acordo com o Itamaraty, seguem presos e passarão por exames forenses (perícia) para determinar se há vestígios de pólvora nas mãos.

O grupo é investigado pela morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, 14 anos, atingido por um sinalizador disparado por torcedores no Estádio Jesús Bermudez, na partida de quarta entre San José e Corinthians, pela Copa Libertadores da América.

O Itamaraty informou que está acompanhando o caso por meio da Embaixada do Brasil em La Paz, na Bolívia, e que já enviou um funcionário do setor consular e um consultor jurídico para Oruro. O ministério não divulgou os nomes dos brasileiros que estão presos.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, divulgou nota de pesar pela morte do adolescente. "É inaceitável a ocorrência de atos violentos por parte de torcedores em praças esportivas. O Ministério do Esporte aguarda a conclusão das investigações para que sejam apontados os culpados e haja a punição exemplar dos responsáveis", lamentou. 

Por meio de nota dirigida ao presidente da Federação Boliviana de Futebol, Carlos Chávez, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), entidade que organiza a Copa Libertadores, disse lamentar profundamente a morte do adolescente durante a partida.

"Uma jovem vida foi interrompida sem razão, causando luto e dor entre os membros de uma família, que nunca compreenderá um fato indigno e sem qualquer ligação com o que pretende o futebol como esporte dos nossos povos". A nota é assinada pelo presidente da Conmebol, Nicolás Leoz.

O site do time San José leva uma foto do garoto, acompanhada da seguinte mensagem: "Deus e a Virgem te guardem em sua glória". Com a página toda em preto e a palavra luto, o site oficial do Corinthians também prestou homenagem ao garoto boliviano.

O Corinthians divulgou duas notas oficiais e disse lamentar a morte do torcedor, colocando-se à disposição "para ajudar no que for possível, mesmo sabendo que nada apagará a dor causada pelo incidente".

O presidente Mário Gobbi disse estar "sensibilizado, consternado e solidário com os parentes e amigos do torcedor" e decretou luto oficial de sete dias "devendo a equipe atuar nos jogos contra Bragantino e Millonarios (da Colômbia) com tarja preta nos braços, em sinal de extremo respeito pela perda irreparável".

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade