PUBLICIDADE
Logo do Cruzeiro

Cruzeiro

Favoritar Time

Mineirão, mistério e histórico: veja armas do Cruzeiro

14 mai 2014 - 10h35
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cruzeiro busca seguir na Copa Libertadores da América</p>
Cruzeiro busca seguir na Copa Libertadores da América
Foto: Reuters

O Cruzeiro entra em campo na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pela Copa Libertadores com o grande desafio de reverter o placar sofrido na Argentina, quando perdeu para o San Lorenzo por 1 a 0. Em sua defesa o time azul carrega a força de seu estádio e o fato de ter saído apenas duas vezes nas quartas de final em todas as 13 participações anteriores no torneio continental.

A primeira vez que o Cruzeiro caiu nas quartas de final foi em 2001, em disputa contra o Palmeiras. Na ocasião, o time azul celeste decepcionou vários cruzeirenses que lotaram o Mineirão com o sonho da classificação para a fase seguinte. O rival paulista, porém, tratou de acabar com isso e despachou o time da casa. Na outra oportunidade que deixou o torneio ainda nas quartas de final foi contra outro brasileiro: em 2010 o São Paulo pôs fim ao sonho do tri na Libertadores.

Para não ficar outra vez nas quartas de final e seguir rumo ao terceiro título da América, o técnico Marcelo Oliveira fez bastante mistério no último treino de sua equipe antes do duelo contra o San Lorenzo. Com portões fechados a equipe fez o último trabalho tático antes da partida. Quando os jornalistas entraram na Toca da Raposa II, apenas as cobranças de pênalti foram vistas – destaque para Júlio Baptista.

O treinador celeste deve fazer alguma alteração no time. Em entrevista coletiva na Toca II, o atacante Marcelo Moreno deixou escapar que o técnico promoveu mudanças, porém não deu certeza do que acontecerá na equipe. Se ele optar por colocar o camisa 18 no ataque azul, é provável que Ricardo Goulart seja sacado e fique como opção no banco de reservas.

Dedé apoia mistério no Cruzeiro para encarar o San Lorenzo:

O zagueiro Dedé acredita que o Cruzeiro precisa ser mais forte neste confronto, pois no primeiro duelo entre as equipes não conseguiu ter um bom ritmo no ataque. “Pressionar, acho que lá em Buenos Aires foi o que a gente pecou. Nossa estratégia defensiva acho que não foi o certo o que fizemos lá. Nosso time deveria ter marcado uma pressão, dado uma pressão neles lá. Acho que é o que temos que fazer diferente aqui. Marcar pressão, acertar o último passe, as finalizações. Acertar no setor defensivo. Acho que é o ponto certo”, afirmou.

Por ter perdido o primeiro jogo por 1 a 0, o Cruzeiro entra em campo com a responsabilidade de ganhar a partida para se classificar.

Confira até que fase o Cruzeiro chegou nas 13 participações da Copa Libertadores:

1967 – Semifinais

1975 – Semifinais

1976 – Conquistou a taça

1977 – Vice-campeão, perdeu para o Boca na final

1994 – Caiu nas oitavas de final; time tinha Ronaldo Fenômeno como destaque

1997 – Conquistou a segunda taça do torneio

1998 – Campeão do ano anterior, entrou direto nas oitavas de final, mas foi desclassificado pelo Vasco

2001 – Caiu nas quartas de final para o Palmeiras, em pleno Mineirão lotado

2004 – Eliminadonas oitavas de final, apesar do bom time que tinha Alex e Rivaldo no meio campo 2008 – Voltou a cair nas oitavas de final para o Boca

2009 – Vice-campeão. Perdeu para o Estudiantes em casa

2010 – Caiu nas quartas de final para o São Paulo

2011 – Perdeu em casa para o Once Caldas e caiu nas oitavas de final

Fonte: Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra Marcellus Madureira Rodrigues de Oliveira - ME - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade