PUBLICIDADE

Libertadores

Regulamento

Compartilhar

Regulamento

Para 2012, a Copa Libertadores mantém o sistema de disputa dos últimos anos. Ao todo, são seis etapas: primeira fase, fase de grupos e os quatro mata-matas, das oitavas de final até a decisão. Na fase qualificatória, são seis confrontos e 12 equipes disputam, em duelos de ida e volta, o direito de participar da fase de grupos.

A fase de grupos será mais uma vez preenchida por oito chaves de quatro times, que se enfrentam em turno e returno. Os dois melhores de cada um seguem para as oitavas, que têm o cruzamento definido por índice técnico. Ou seja, o melhor líder enfrenta o pior segundo colocado e assim por diante. Saldo de gols, gols pró, gols fora de casa e sorteio são, nesta ordem, os critérios de desempate.

A partir das oitavas, entra em vigor o sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta e o gol fora de casa prevalecendo como critério de desempate. Resultados iguais significam que a vaga será definida nos pênaltis. Na semifinal, dois clubes do mesmo país obrigatoriamente se enfrentam.

A decisão tem critérios peculiares. Embora seja disputada em mata-mata e dois jogos, o gol fora de casa não funciona como critério de desempate. E se as duas equipes tiverem o mesmo número de gols marcados após 180 minutos, se inicia uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Se a igualdade permanecer, o título é definido em disputa por pênaltis.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade