PUBLICIDADE

Libertadores

Federação mexicana confirma Toluca, Tijuana e León na Libertadores 2013

12 nov 2012 - 16h41
(atualizado às 17h46)
Compartilhar

A Federação Mexicana de Futebol confirmou nesta segunda-feira que Toluca, Tijuana e León serão os três representantes do país na próxima edição da Taça Libertadores da América.

As equipes terminaram nas três primeiras posições da primeira fase do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano, encerrada no último fim de semana. O Toluca, que já jogou a Libertadores em 2007, ficou com o primeiro lugar na competição. O Tijuana, que garantiu vaga na competição sul-americana pela primeira vez, ficou com a segunda posição. As duas equipes garantiram lugar na fase de grupos.

O León, terceiro colocado na fase inicial do Torneio Apertura, vai disputar a primeira fase da Libertadores, que consiste em uma eliminatória simples. A equipe também fará sua estreia na principal disputa entre clubes da América do Sul.

O Toluca, fundado em 1917, conta com os brasileiros Wilson Mathias, ex-Internacional, e Lucas Silva, ex-Botafogo, além do atacante Sinha, ex-América-MG, que se naturalizou mexicano. O time é treinado por Enrique Meza e tem como principais destaques os atacantes Juan Carlos Cacho e Luis Tejada.

Um dos caçulas do futebol mexicano, o Tijuana foi fundado em 2007. A equipe também tem um jogador brasileiro naturalizado mexicano: o meia Leandro Augusto, ex-Criciúma e Botafogo. O clube da cidade fronteiriça também conta com Fidel Martínez, equatoriano que vestiu a camisa do Cruzeiro.

Fundado em 1947, o León voltou neste ano a primeira divisão do Campeonato Mexicano e não conta com nenhum brasileiro de origem. O técnico uruguaio Gustavo Matosas, contudo, é velho conhecido das torcidas de São Paulo, Atlético-PR e Goiás, times pelos quais atuou na década de 90. O atacante Nelson Sebastián Maz é o destaque do time, com oito gols e quatro assistências no Apertura.

O México disputada a Libertadores desde 1998, desde então, América e Chivas Guadalajara foram os representantes mais assíduos do país, com sete participações. Os melhores resultados foram dois vice-campeonatos, em 2001, com o Cruz Azul, e em 2010, com o próprio Chivas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade