PUBLICIDADE

Libertadores

Saiba quem são os "virgens da América" que disputam primeira Libertadores

13 fev 2013 - 10h28
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Souza, Bernard, Eduardo, Guerrero, Kleina e Lúcio: estreantes em Libertadores</p>
Souza, Bernard, Eduardo, Guerrero, Kleina e Lúcio: estreantes em Libertadores
Foto: Lucas Uebel (Grêmio) / Bruno Cantini (Atlético-MG) / Mauro Horita (Terra) / Ricardo Matsukawa (Terra) / AFP

Descrita por muitos como uma competição diferente das demais, a fase de grupos da Copa Libertadores começa para os clubes brasileiros nesta quarta-feira e terá caráter de novidade para muitos dos envolvidos. Em especial no São Paulo, de oito titulares que nunca jogaram no torneio, mas também para personagens de todas as equipes. 

Essa condição atinge desde jovens como Bernard, do Atlético-MG, e Eduardo, do Fluminense, até experientes como o são-paulino Lúcio e o corintiano Paolo Guerrero. Donos de títulos importantes no currículo e participações em Copas do Mundo e Liga dos Campeões, viverão também o prazer de jogar uma Libertadores. Veja mais sobre seis "virgens da América" selecionados pelo Terra:

Bernard - Atlético-MG

Revelação do último Campeonato Brasileiro, Bernard jogará sua primeira competição internacional da carreira e já estreia com um compromisso duro. Tem pela frente o São Paulo, nesta quarta-feira, no Estádio Independência. Ele poderá se inspirar na história de Ronaldinho, seu melhor amigo no elenco do Atlético-MG.

Há 15 anos, Ronaldinho debutava entre os profissionais do Grêmio justamente em uma partida de Copa Libertadores, como titular, contra o Vasco. Concedeu assistência para o gol da vitória, anotado por Guilherme. No Atlético-MG, Bernard já se acostumou a decidir e chega à competição com números importantes. Com 15 gols, foi o principal artilheiro atleticano na última temporada.

Eduardo - Fluminense

Uma das principais promessas das categorias de base do Fluminense, Eduardo, 20 anos, é quase exceção em um elenco repleto de jogadores experientes - quase todos eles, por sinal, estiveram na campanha da Libertadores 2012 em que o Flu parou nas quartas de final.

Armador clássico, Eduardo deve funcionar como alternativa aos experientes Deco, titular, e Felipe, seu reserva imediato. Surpresa na relação de inscritos para a Libertadores, só tem um jogo entre os profissionais do Fluminense, mas atuou na primeira equipe do Fortaleza, seu ex-clube. Rhayner, ex-Náutico e contratado para esse ano, é outro estreante no torneio. 

Gílson Kleina - Palmeiras

Depois de passar por uma série de equipes menores, Gílson Kleina atingiu, pelo Palmeiras, seu momento mais alto na carreira. A classificação para a Libertadores, em que ele estreia, foi obtida por Luiz Felipe Scolari, seu antecessor, com a conquista da Copa do Brasil. Gílson, rebaixado para a Série B apesar de trabalho considerado bom, tem dificuldades e por isso não se espera uma grande campanha. 

Em 2011, por sinal, ele já poderia ter feito sua estreia como treinador na Copa Libertadores. O Fluminense chegou a fazer convite a Gílson Kleina, então na Ponte Preta, para que sucedesse o demissionário Muricy Ramalho até a chegada de Abel Braga, mas Kleina recusou. Ele tem 44 anos e um título na carreira, o Campeonato Alagoano de 2006 com o Coruripe. Também levou a Ponte Preta à Série A, justamente em 2011.

Lúcio - São Paulo

Aos 34 anos, com títulos de Liga dos Campeões e Copa do Mundo no currículo, Lúcio experimenta sensação nova em 2013 ao disputar sua primeira Copa Libertadores. Principal reforço do São Paulo para a temporada, trouxe experiência a uma zaga considerada boa, mas ainda verde. Toloi e Rhodolfo, que tem sido titular, disputam um lugar a seu lado. 

No mata-mata de janeiro, contra o Bolívar, Lúcio já provou um pouco da competição e garantiu um lugar na fase de grupos. Ele e outros sete titulares do treinador Ney Franco, por sinal, jamais atuaram na competição. Ney aposta na conquista da Copa Sul-Americana de 2012 como um vestibular para seus jogadores, ainda que Lúcio não estivesse no clube. Nenhum problema para um campeão como ele.

Paolo Guerrero - Corinthians

Aos 29 anos e experimentado em algumas edições da Liga dos Campeões, Guerrero enfim jogará uma Copa Libertadores. Peruano, chegou a ficar entre os reservas do Alianza Lima na edição 2002, mas nunca entrou em campo oficialmente e então partiu para o Bayern de Munique. Já brilhou, entretanto, em outro torneio sul-americano: na Copa América 2011, foi artilheiro e o Peru, terceiro colocado, superou as expectativas.

Com três gols em três jogos na atual temporada, Guerrero e o volante Guilherme, ex-Portuguesa, são exceções em um elenco quase todo campeão da Libertadores no ano passado. Ainda quando estava na Europa, o peruano declarou o sonho de jogar a competição pelo clube que o revelou. Seria a chance de mudar a história de 2002, quando o Alianza-PER foi eliminado sem nenhuma vitória e 12 gols de saldo negativo.

Souza - Grêmio

Souza só joga sua primeira Libertadores da carreira graças ao maior investimento do Grêmio para esta temporada: R$ 8 milhões por 50% de seus direitos econômicos junto ao Porto, de Portugal, seu ex-clube. Aos 24 anos e cria da base do Vasco, o volante foi um dos mais regulares gremistas no último ano, em que atuou por empréstimo.

A falta de experiência no torneio não deve ser problema para quem tem, além de um título Sul-Americano Sub-20, a companhia de vários sul-americanos - Barcos, Vargas, Marcelo Moreno e Bertoglio. A vocação do Grêmio para a competição é outro ponto favorável a Souza, que busca ainda a primeira chance na Seleção Brasileira.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade