Libertadores 2008

› Esportes › Futebol › Libertadores 2008

Libertadores 2008

Segunda, 28 de abril de 2008, 20h28 Atualizada às 20h38

Betão evita "inventar" para obter sucesso na lateral

Improvisado na lateral direita em função do imbróglio judicial entre Denis e o clube da Vila Belmiro, o ex-corintiano Betão sabe que precisa ser simples para agradar o técnico Emerson Leão na posição.

» Veja as últimas do Santos

"A lateral não é a minha. Estou jogando ali por uma necessidade da equipe. Vou inventar o menos possível, porque foi assim que deu certo da última vez', disse Betão.

A última e primeira vez de Betão como lateral no Santos foi justamente contra o Cúcuta, mesmo adversário desta quinta-feira, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Na ocasião, Leão não podia improvisar os volantes Adriano e Adoniran na posição, pois o primeiro estava machucado e o segundo não estava inscrito no torneio.

Mesmo com Adriano à disposição e com a possibilidade de inscrever Adoniran (até porque o negócio com o meia Edno fracassou) na Libertadores, Leão preferiu manter Betão na lateral porque o considerou "simples". O zagueiro gostou dos elogios, porém avisou que não vislumbra uma mudança definitiva de setor. "Mas essa é a minha profissão. No meu contrato, não está escrito que devo jogar somente de zagueiro."

A confiança de Betão é tamanha que ele já se arrisca até a deixar a simplicidade de lado e apoiar o ataque como um ala. A princípio, ele seria apenas um "falso lateral", como definiu o zagueiro Fabão, e ajudaria a defesa. "Tenho tentado melhorar os cruzamentos nos treinos, porque o gol pode sair dessa maneira", afirmou.

Mas Betão sabe que suas subidas ao ataque dependem das circunstâncias da partida. "Bem observado. O que facilitou no jogo passado foi o fato de o lateral deles não apoiar bastante. Quando for outro, será mais duro", previu, com um sorriso no rosto. "Vou buscar ir à linha de fundo e cruzar, mas a nossa força pela lateral é com o Kléber", concluiu o agora versátil zagueiro.

Lancepress!

Busque outras notícias no Terra