
Atualizada às 08h11 Após sair atrás do placar na noite desta quarta-feira, no Maracanã, o Fluminense soube reagir e eliminou o atual campeão Boca Juniors da edição deste ano da Libertadores da América ao vencer por 3 a 1. O resultado garantiu aos cariocas a inédita vaga na decisão da competição, em que enfrentarão os equatorianos da LDU, que passaram pelo América do México na outra semifinal.
» Fotos de Flu x Boca 
» Fotos da torcida do Flu 
» Veja o vídeo do jogo Fluminense x Boca
» Confira a artilharia
» Comente a classificação do Flu
Mais uma vez contando com o grande apoio vindo das arquibancadas, a equipe das Laranjeiras conseguiu sair de uma situação adversa, como já havia feito nas semifinais com o São Paulo, e quebrou um tabu que já durava 45 anos, período em que um time brasileiro não conseguia eliminar o Boca Juniors da principal competição interclubes do continente.
Após superar dois dos principais favoritos à conquista do título, São Paulo e Boca Juniors, o Fluminense terá pela frente a LDU na decisão, principal sensação da edição deste ano, que além dos mexicanos, eliminou os argentinos Estudiantes e San Lorenzo.
Beneficiado pela melhor campanha realizada na fase de grupos, os brasileiros terão novamente a vantagem de fazer o confronto final diante de sua torcida, com o Maracanã lotado. A primeira partida, marcada para o dia 25 de junho, ocorrerá em Quito, no Equador, enquanto o jogo que entregará a taça está marcado para 2 de julho, no Rio de Janeiro.
Com a missão de marcar gols no Maracanã para seguir vivo em busca do bicampeonato, o time argentino dominou as ações no primeiro tempo e criou as melhores chances. Logo com 5min após o apito inicial, Dátolo avançou livre pela esquerda e bateu cruzado na área, para desespero do centroavante Palermo que esperava o passe um pouco mais atrás.
A resposta do Fluminense veio logo em seguida, na jogada que seria a mais perigosa do time das Laranjeiras na primeira etapa. Aos 11min, o lateral Gabriel foi ao fundo e cruzou para o meio da área argentina. Entre os zagueiros adversários, Washington conseguiu dominar no peito, mas finalizou sobre a meta defendida por Migliore.
Porém, após o lance, o Boca Juniors retomou o domínio e voltou a ameaçar os donos da casa, quando Palermo aproveitou confusão na área carioca, mas finalizou mal. Na seqüência, o centroavante voltou a aparecer bem ao subir mais que os zagueiros e exigir boa defesa de Fernando Henrique após cabeçada.
Pressionando a saída de bola da formação tricolor, o time argentino visitava com bastante freqüência o campo dos anfitriões e assustou por mais duas vezes antes do final da etapa inicial, parando em boas intervenções do camisa um das Laranjeiras. Na primeira, Fernando Henrique salvou o Fluminense após cruzamento de Dátolo e, na segunda, se esticou para evitar o gol de Palermo, em nova cabeçada.
Na volta do intervalo, o panorama da partida não apresentou mudanças, sempre com o Boca Juniors tomando a iniciativa. E com apenas 3min depois do reinício, Palacio já obrigou Fernando Henrique a trabalhar em um chute da entrada da área. Em seguida, Cícero levou perigo à equipe de Buenos Aires em um chute de fora da área, que passou próxima à trave esquerda do Boca.
De tanto pressionar, os atuais campeões conseguiram abrir o placar aos 12min em jogada iniciada por Dátolo. O meia carregou pela esquerda, conseguiu se livrar da marcação de Gabriel por duas vezes e cruzou para a área com a perna direita. Livre, Palermo tocou de cabeça e venceu o arqueiro tricolor.
Porém, quando a torcida carioca ainda lamentava, a equipe conseguiu o empate. Em sua primeira participação, o atacante Dodô foi derrubado na entrada da área por Paletta. E assim como havia feito na emocionante classificação sobre o São Paulo, Washington salvou o Fluminense ao bater falta com perfeição, acertar o ângulo de Migliore e igualar o confronto.
O gol serviu para incendiar a torcida tricolor, que lotou o Maracanã, e fez com que o Boca Juniors voltasse a esboçar uma pressão sobre os donos da casa. E aproveitando o momento, o Fluminense conseguiu encaixar um rápido contra-ataque e saltar à frente no placar. Aos 25min, Conca avançou pela esquerda e arriscou o chute. Sem direção, a bola acabou desviando em Ibarra e enganou o goleiro do Boca.
Empurrados pela torcida, os comandados do técnico Renato Gaúcho se fecharam mais ainda e passaram a explorar os contra-ataques, mas os argentinos voltaram a assustar com o seu camisa nove. Em cobrança de escanteio de Riquelme, o artilheiro voltou a ganhar da zaga carioca, mas viu Fernando Henrique fazer grande defesa e salvar o Fluminense outra vez.
Na seqüência, aos 28min, o zagueiro Thiago Silva tirou gol certo de Ledesma, ao parar um chute já em cima da linha. Em nova oportunidade, Ledesma tocou de cabeça após cruzamento de Riquelme e carimbou o travessão, aumentando a pressão sobre o time das Laranjeiras.
Porém, acuado em seu campo de defesa, o Fluminense passou a apostar nos contra-ataques e no fôlego novo de Dodô para decidir o confronto e confirmar a sua ida à final. Na primeira investida, o atacante tabelou com Thiago Neves e chutou para fora, desperdiçando boa chance.
Já nos acréscimos, o lateral Júnior César arrancou pela esquerda e tocou na saída de Migliore, parando na trave argentina. Mas na sequência, Dodô conseguiu coroar a boa atuação e fechou o placar. O atacante aproveitou bobeada de Palacio no campo de defesa, interceptou um passe errado, saiu da marcação e empurrou com categoria para o fundo das redes, para em seguida correr para comemorar a classificação.
| Fluminense | 3 | x | 1 | Boca Juniors |
Equipes |
|
| Fernando Henrique Gabriel Thiago Silva Luiz Alberto Júnior César Ygor (Dodô) Arouca Conca Thiago Neves (Maurício) Cícero Washington (Roger) |
Migliore Ibarra Julio Cáceres Paletta Morel Rodríguez (Boselli) Battaglia Vargas (Ledesma) Dátolo (Chávez) Riquelme Palacio Palermo |
Técnico: Renato Gaúcho |
Técnico: Carlos Ischia |
Gols |
||
| 1ºT | ----------------- | ----------------- |
| 2ºT | 17min - Washington 25min - Conca 48min - Dodô |
12min - Palermo |
Cartões amarelos |
|
| Fernando Henrique Gabriel Júnior César Arouca Washington |
Riquelme Palermo |
Local |
| Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) |
| Árbitro: Carlos Torres (PAR) |
Redação Terra
|
Marcia Feitosa/Fotocom/Divulgação
Washington comemora primeiro gol do Flu diante do Boca no Maracanã
|
14h47 » Conmebol suspende Rodrigo Souto por 2 anos