1 evento ao vivo

Liga e CBF se reúnem para estruturar Copa Sul-Minas-Rio

14 out 2015
16h34
atualizado em 27/1/2016 às 13h11
  • separator
  • 0
  • comentários

Um encontro técnico, envolvendo os departamentos de registro, competições, arbitragem e jurídico da CBF e representantes da mais recente liga de futebol do País, vai definir nesta quinta-feira as operações necessárias para a disputa da Copa Sul-Minas-Rio, que contará com 12 clubes e será realizada em cinco datas no início de 2016. A expectativa é que a tabela do torneio seja elaborada.

Dirigentes da liga já cobraram da CBF que o calendário oficial do futebol brasileiro de 2017 inclua pelo menos oito datas para a copa. Como a confederação demorou a se manifestar sobre a união de vários clubes de ponta das regiões Sul e Sudeste, que formalizaram a criação da liga em agosto, a copa corria o risco de não ter sua primeira edição em 2016.

Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, confirmou apoio à Copa Sul-Minas-Rio
Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, confirmou apoio à Copa Sul-Minas-Rio
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação

Ainda assim, os clubes estavam dispostos a realizá-la e deixaram isso claro. Com isso, não houve alternativa para a CBF: teve de abraçar a ideia, mesmo a contragosto. A viabilização do torneio com a estrutura da confederação ficou mais fácil.

A liga é formada por 15 clubes e os 12 que vão participar da copa estarão divididos em três grupos de quatro. Sabe-se até o momento que Inter e Grêmio estarão no mesmo grupo e devem fazer um jogo "casado" - válido pela copa e pelo Campeonato Gaúcho. Classificam-se para a semifinal o vencedor de cada chave e o segundo melhor, por índice técnico. A semifinal e a final serão disputadas em jogo único.

Além das duas equipes do Rio Grande do Sul, participarão do torneio Flamengo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Avai, Figueirense, Cruzeiro, Atlético-MG e possivelmente América-MG e Chapecoense.

Paraná, Joinville e Criciúma também fundadores da liga, não vão ser incluídos no torneio em 2016.

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade