PUBLICIDADE

Liverpool volta a palco de título de 2005 e cai nos pênaltis

26 fev 2015 - 18h00
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Istambul, 25 de maio de 2005. Após sair perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, o Liverpool surpreendeu o mundo do futebol e, em 15 minutos, empatou a decisão da Liga dos Campeões da Europa. Nove anos, nove meses e um dia depois, os Reds voltaram ao Estádio Olímpico de Akaturk, na Turquia, pela primeira vez, mas não tiveram tanta sorte como no título europeu daquela temporada e foram acabaram derrotados pelo Besiktas, também nos pênaltis, por 5 a 4. Com o resultado, a equipe inglesa está eliminada da Liga Europa.

A partida foi muito disputada desde o início. O toque de bola do Liverpool e a velocidade do Besiktas se contrastaram, mas a partida ficou travada no meio campo nos minutos iniciais. A primeira grande chance de gol foi dos visitantes, só aos 33 da primeira etapa. Sturridge recebeu livre dentro da área e tentou o chute. Sem força, a bola ficou fácil para Gonen.

Jogadores do Besiktas vão à loucura com a vitória sobre o Liverpool
Jogadores do Besiktas vão à loucura com a vitória sobre o Liverpool
Foto: Bulent Kilic / AFP

Já aos 41, Sahan buscou espaço e foi encontrado dentro da área após passe em profundidade. O meia bateu colocado, mas Mignolet defendeu sem dificuldade. O primeiro tempo terminou dessa forma, com chances para os dois lados mas com o gosto de quero mais.

Depois de um início ruim no segundo tempo, onde as equipes se estudavam muito, o Besiktas resolveu atacar com mais intensidade. O empate eliminava a equipe turca. Aos 26 minutos do segundo tempo, entretanto, saiu um golaço. Sahan partiu pelo lado esquerdo do ataque e tentou um passe no meio para Demba Ba. O atacante, de letra, ajeitou e Arslan bateu colocado, da entrada da área, no canto esquerdo de Mignolet.

Liverpool conquistou a Liga dos Campeões 2004/05 em Istambul
Liverpool conquistou a Liga dos Campeões 2004/05 em Istambul
Foto: Getty Images

A partir do gol, a torcida dos donos da casa começou a cantar ainda mais alto e vaiou o Liverpool com toda a força. Aos 46 minutos, um lance incrível. Após cruzamento de escanteio na área, a bola sobrou nos pés de Demba Ba, que pegou na veia da bola, mas ela caprichosamente explodiu no travessão dos Reds. Com o placar intacto, a partida foi para a prorrogação. No tempo extra, o receio de levar o contra ataque segurou o ímpeto ofensivo das duas equipes. O único lance de perigo saiu dos pés de Demba Ba, mais uma vez. Mignolet se esforço e conseguiu defender o chute.

Nos pênaltis, Demba Ba bateu primeiro e marcou. Lambert empatou para a equipe inglesa. Tore bateu o segundo dos turcos e marcou, mas Lallana igualou o resultado novamente. Kavlak bateu o terceiro muito bem para o Besiktas. Can colocou o Liverpool lado a lado na terceira cobrança. Hutchinson fez o quarto, e Allen fechou o quatro a quatro. Na quinta e última cobrança da série normal, Arslan marcou. Na batida final, Lovren isolou. Mandou muito longe do gol e eliminou a equipe inglesa.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade