0

Livro com primeiras regras do futebol é exibido na Biblioteca Britânica

21 ago 2013
19h10

O livro de 1863 que contém as primeiras regras do futebol está em exposição na Biblioteca Britânica em meio às comemorações do 150º aniversário da Federação Inglesa (FA).

Conhecido como "1863 FA Minute Book", o livro contém as 13 primeiras regras do esporte, inclusive as dimensões do campo.

O técnico da seleção inglesa de futebol, Roy Hodgson, e o presidente da FA, Greg Dyke, apresentaram o livro na Biblioteca Britânica.

Por mais que seja um livro pequeno, sua contribuição para o futebol é enorme", destacou um porta-voz da Biblioteca Britânica.

"Considera-se que se este livro não tivesse existido, o esporte que hoje conhecemos não existiria em seu formato atual, seria diferente", acrescentou.

O documento, avaliado em 2,5 milhões de libras esterlinas (cerca de 3,9 milhões de dólares), foi escrito há 150 anos por Ebenezer Cobb Morley, ex-primeiro secretário da FA.

Junto com as regras do futebol, fazem parte da mostra outros documentos com valor histórico inestimável, como a Carta Magna de 1215, o First Folio de William Shakespeare e o diário do explorador britânico Capitão Scott.

A FA foi fundada no dia 26 de outubro de 1863 no bar Freemasons' Tavern, de Londres, com a redação do primeiro regulamento, que estipulava as regras básicas do jogo, e a criação da FA Cup, primeira competição oficial da história do futebol.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

publicidade
publicidade