PUBLICIDADE

L!Net relembra outras apresentações de gala no mundo do futebol

3 jun 2013 - 15h58
(atualizado às 16h20)
Compartilhar

Neymar chegou ao Barcelona nesta segunda-feira, e o evento movimentou a maior cidade da Catalunha, tanto que mais de 55 mil pessoas foram ao Camp Nou apenas para ver o craque que começou no Santos. Mas esta está longe de ser a primeira apresentação de gala no mundo do futebol.

Ainda na década de 1980, Maradona e Zico fizeram isso, o próprio Barça carregou uma multidão ao seu estádio há pouco tempo, assim como o Real Madrid fez com Cristiano Ronaldo e Kaká, além de outros craques que desceram de helicóptero, por exemplo.

A Espanha já está acostumada com esse tipo de evento. O próprio Barcelona, quando contratou o sueco Ibrahimovic, colocou 60 mil pessoas no Camp Nou, pouco mais do que Neymar viu no estádio nesta segunda-feira. O atual atacante do Paris Saint-Germain não brilhou pelo clube. Quem veio do PSG e teve apresentação grande foi Ronaldinho Gaúcho, mas menor, com 25 mil pessoas.

Ronaldinho com Ivo Meirelles e Patrícia Amorim ao ser apresentado na Gávea (Foto: Gilvan de Souza/LANCE!Press)

Com bem mais pompa, Ronaldinho Gaúcho chegou ao Flamengo. Mais ou menos o mesmo número de pessoas que tinha no Camp Nou. Mas na Gávea, a festa foi maior, com direito a shows e presença de torcedores ilustres. Lá atrás, em 1995, o clube carioca fez muita festa para Romário, que chegava como Melhor Jogador do Mundo, e logo após ter vencido a Copa do Mundo do ano anterior. Teve até carreata pelo Rio de Janeiro.

Carreata por Romário (Foto: Arquivo)Voltando à Espanha, recentemente o Real Madrid fez festas gigantes para Cristiano Ronaldo e Kaká. Os dois chegaram com pouca diferença de tempo, e mesmo assim arrastaram milhares de pessoas ao Santiago Bernabéu. Para o craque português, cerca de 85 mil pessoas estiveram por lá. Já para o brazuca, mais ou menos a metade disso.

Um pouco mais para trás, na chegada do argentino Maradona ao Napoli, uma apresentação semelhante à de Neymar no Barcelona. Porém, daquela vez, ainda mais gente. Calcula-se que pelo menos 65 mil pessoas estiveram no Estádio San Paolo para receber o craque da seleção argentina.

Zico chegou à Udine para atuar pelo clube da cidade. Mas como a cidade é pequena, a torcida da Udinese se reuniu em uma praça para receber o ex-jogador do Flamengo. Cerca de 10 mil pessoas foram vê-lo. Bastante para o tamanho do local. O clube carioca participou da chegada do Galinho de Quintino para um amistoso em sua primeira partida.

Quando Ronaldo Fenômeno chegou ao Corinthians, o clube colocou apenas 6 mil ingressos para a torcida. Todos foram vendidos, e o atacante conquistou a Fiel ao dizer que era um "novo louco do banco". No mesmo esquema chegou o lateral-esquerdo Roberto Carlos, estrela que vinha para o centenário. Na altura, disse sobre obsessão na conquista da Libertadores.

Roberto Carlos levou muito torcedores para vê-lo como reforço do Corinthians (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)

Ainda em São Paulo, o Tricolor também festejou quando Luis Fabiano foi contratado. O Morumbi recebeu o atacante, que vinha do Sevilla, viu shows de artistas como Andreas Kisser, Jairzinho e Max B.O. Antes do Fabuloso, a outra apresentação de gala pelo clube foi lá em 1994, quando o chileno Sierra desceu no estádio de helicóptero.

Robinho com Pelé (Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)Quando Robinho voltou ao Santos, também em 2010, chegou na Vila Belmiro lotada ao lado de Pelé, prometeu dar muitas pedaladas, e ainda assistiu a um show do Charlie Brown Jr. No evento, o Rei do Futebol chegou a se emocionar e chorou.

Por falar no meio de transporte voador, o Coritiba e o Vasco já fizeram o mesmo, por exemplo. O Coxa trouxe Alex de helicóptero no ano passado e pelo menos 10 mil pessoas estiveram no Couto Pereira para ver a o retorno do ídolo que tinha deixado o clube 15 anos antes. O jogador saiu do clube sem conquistar títulos antes de brilhar por Cruzeiro, Palmeiras e Fenerbahçe. Em seu retorno, já levou o Campeonato Paranaense, mas também já foi eliminado da Copa do Brasil.

Alex fez discurso em sua chegada (Foto: Divulgação)

Juninho com a filha (Foto: Gilvan de Souza/LANCE!Press)LEIA MAIS:

- Barcelona revela valores e confirma amistosos com o Santos por Neymar

- Técnico do Barcelona espera que Neymar se adapte com tranquilidade

- Fim das dancinhas de Neymar? Thiago e Daniel Alves já foram repreendidos

- Cruyff, sobre Neymar: 'Montar um time é mais que contratar um jogador'

- Jornalistas da Catalunha avaliam como Neymar se encaixa no ataque do Barça

- Neymar poderá pedir auxílio a Dani Alves e Song em relação ao visual

- Iniesta: 'Neymar veio para o lugar certo. Ele e Messi vão se entender muito bem'

- Em vídeo gravado na infância, Neymar confessa que é palmeirense

- Guardiola pediu Neymar no Bayern de Munique, mas presidente vetou

Já o clube carioca fez isso por Edmundo. Ele tinha deixado o Vasco no fim de 1997, após ser o grande destaque na conquista do terceiro Campeonato Brasileiro da equipe. Depois de um período na Fiorentina, ele chegou em São Januário voando para mais de 10 mil pessoas.

Em 2011, outro ídolo teve festa na Colina. Juninho Pernambucano fez a torcida esgotar os ingressos, que deixou o jogo em segundo plano. Luzes e presenças de outros jogadores marcaram o dia.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade