PUBLICIDADE

Lucas valoriza capacidade coletiva do time do Botafogo

21 mar 2013 - 11h04
Compartilhar

Apesar de Seedorf ser o grande astro dentro do elenco do Botafogo, dentro de campo, o time de Oswaldo de Oliveira se destaca pela coletividade e cooperação. Este espírito de equipe passado pelo treinador nos treinamentos tem se refletido na grande variação de jogadores que marcam gols no time.

No Estadual, Seedorf é o artilheiro da equipe com quatro gols; Lodeiro e Bolívar vêem a seguir com três; Fellype Gabriel, Lucas e Julio Cesar fizeram dois cada um. Rafael Marques, Cidinho, Bruno Mendes, Andrezinho, Antônio Carlos, Sassá e Cidinho completam a lista dos jogadores que balançaram as redes adversárias em 2013. Na opinião do lateral-direito Lucas, essa falta de uma única referência responsável pelos gols do time é importante.

- Esta falta de destaques individuais é um dos pontos fortes do nosso time. Não centraliza(os gols) apenas em um jogador. No nosso time é bem dividido esta questão. Não é todo jogo que está todo mundo bem e temos uma divisão em quem decide as partidas - disse Lucas, lembrando também da persistência de Rafael Marques para alcançar o seu primeiro gol pelo Botafogo, no jogo contra o Quissmã:

- Todos que viram o gol do Rafael ficaram felizes. Ele nunca questionou a situação dele, trabalhou. Como ele é ídolo no Japão poderia ter 'chutado o balde' e ido embora, mas ele, não, persistiu, batalhou, é um exemplo.

MELHORA NA MARCAÇÃO

Outro destaque no time alvinegro tem sido a defesa, que não sofre gols há quatro partidas. Lucas destaca a importância de se ter um sistema defensivo forte.

- Evoluímos muito na questão da marcação, conversamos muito sobre isso. Mas o setor defensivo não é só a gente ali atrás. Os jogos com o Flamengo e Vasco mostram como o time está compacto - disse.

Com dois gols no campeonato, um deles, foi o do título da Taça Guanabara, contra o Vasco, Lucas reitera ainda, a importância do sistema de jogo do técnico Oswaldo de Oliveira, que dá muita possibilidade de os laterais aparecerem no ataque.

- Oswaldo dá essa liberdade para a gente, tanto eu como o Julio. Muitas vezes o Fellype Gabriel recua e fico à frente dele. Lodeiro também ajuda muito. Tem que ter essa sensibilidade, atacar com responsabilidade, sem deixar lá atrás vulnerável. É muito bom ter jogadores que fazem duas, três funções dentro de campo, o time não fica estático, tem muita movimentação. O grupo do Botafogo só tem a crescer com isso. Temos em mente que é dessa forma que vamos conseguir as vitórias - afirmou Lucas, lembrando que Julio Cesar, lateral-esquerdo, também já marcou dois gols no Carioca.

TIME A SER BATIDO

Com o título da Taça Guanabara, o Botafogo tem mantido o discurso de que irá lutar para conquistar a Taça Rio e levar o Estadual de forma direta. Consciente das dificuldades, mas também ciente das possibilidades do time, Lucas afirma que o respeito e a credibilidade da equipe mudou desde a semifinal da Taça Guanabara.

- Antes do jogo contra o Flamengo, de fora do nosso contexto do Botafogo, ninguém acreditava. Nós, jogadores, diretoria e torcedores sempre confiamos no nosso potencial, assim criamos a expectativa e o favoritismo. Hoje, somos o time que precisa ter mais atenção, porque conquistamos a Taça Guanabara, todos querem nos vencer - disse Lucas.

Após treino integral na quarta-feira, nesta quinta, às 15h, no Engenhão, os jogadores voltam a treinar e continuam a preparação para o jogo de domingo, às 16h, contra o Madureira, pela segunda rodada da Taça Rio.

Para este jogo, Oswaldo de Oliveira não poderá contar com Lodeiro, que está com a seleção de seu país para a disputa de dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade