PUBLICIDADE

Luiz Adriano é novidade em convocação 100% estrangeira da seleção brasileira

23 out 2014 - 11h32
Compartilhar

Autor de cinco gols em jogo da Liga dos Campeões da Europa nesta semana, o centrovante Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, é a principal novidade da convocação feita por Dunga nesta quinta-feira para os amistosos contra Turquia e Áustria, em novembro.

A lista anunciada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, não tem jogadores que atuam em clubes que disputam o Campeonato Brasileiro. Segundo Gilmar Rinaldi, coordenador-geral de seleções da CBF, a decisão foi tomada ainda na China, onde o Brasil encarou a Argentina, duas semanas atrás.

Esta é a primeira vez que Luiz Adriano é chamado para jogar pela seleção principal. O centroavante brilhou dois dias atrás, ao se igualar a Lionel Messi, do Barcelona, marcando cinco vezes em jogo da 'Champions'.

A noite de gala do ex-jogador do Internacional, aconteceu em goleada do Shakhtar sobre o BATE Borisov, em Belarus, por 7 a 0. Desde 1992, quando a competição continental passou a ter formato mais próximo do atual, apenas o craque argentino havia balançado as redes tantas vezes, em vitória do Barça sobre o Bayer Leverkusen por 7 a 1 pelas oitavas de final da temporada 2011-2012.

Outros 12 atletas haviam atingido o feito em fases preliminares do torneio ou em períodos anteriores, como o alemão Gerd Müller, o húngaro Flórián Albert e o brasileiro José Altafini, o Mazola, que fez cinco na goleada do Milan sobre o Union Luxemburgo por 8 a 0 na edição 1962-1963.

A noite inspirada do centroavante gaúcho em Belarus também o tornou o maior artilheiro da história do Shakhtar, com 117 gols marcados, superando o ucraniano Andrey Vorobey, que defendeu o clube entre 1995 e 2007.

Outra novidade anunciada hoje por Dunga é o meia-atacante Roberto Firmino, do Hoffenheim, de 23 anos. Revelado pelo Figueirense, o jogador fez 16 gols na edição passada do Campeonato Alemão e chegou a chamar a atenção de grandes do país, como o Borussia Dortmund.

Outros atletas que não haviam sido chamados ainda pelo técnico da seleção nesta sua segunda passagem são Diego Alves, goleiro do Valencia, Casemiro, volante do Porto, Douglas Costa, meia do Shakhtar Donetsk, e Lucas Moura, meia-atacante do Paris Saint-Germain.

Quem também retorna à lista de convocados na nova "era Dunga" é de Thiago Silva, zagueiro do PSG, que se recuperou de lesão na coxa direita sofrida em agosto. O capitão da seleção na Copa do Mundo acabou afastado dos últimos jogos em seu clube e da equipe nacional.

A seleção brasileira entrará em campo nos dias 12 e 18 de novembro, para amistosos em Istambul e Viena, respectivamente com Turquia e Áustria. Estes serão os últimos compromissos da equipe comandada por Dunga em 2014.

Para estes dois jogos, a comissão técnica ganhará reforço de Oscar Bernardi, como "auxiliar-pontual", função criada por Gilmar Rinaldi, que será ocupada sempre por ex-jogadores da seleção. O antigo defensor do São Paulo atuou nas Copas de 1978, 1982 e 1986.

Confira a lista de convocados para os amistosos com Turquia e Áustria.

Goleiros: Diego Alves (Valencia-ESP), Neto (Fiorentina-ITA) e Rafael Cabral (Napoli-ITA).

Defensores: Mário Fernandes (CSKA Moscou-RUS), Danilo e Alex Sandro (Porto-POR), Filipe Luís (Chelsea-ING), David Luiz, Marquinhos e Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA) e Miranda (Atlético de Madrid-ESP).

Meias: Casemiro (Porto-POR), Fernandinho (Manchester City-ING), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Rômulo (Spartak Moscou-RUS), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR), Oscar, Willian (Chelsea-ING), Philipe Coutinho (Liverpool-ING) e Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE).

Atacantes: Lucas (Paris Saint-Germain-FRA), Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk-UCR) e Neymar (Barcelona-ESP).

EFE   
Compartilhar
Publicidade