PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Maior ídolo santista "da Terra", Pepe completa 78 anos

25 fev 2013 - 18h40
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Multicampeão como jogador e técnico, segundo maior artilheiro da história do Santos e ídolo de uma nação, José Macia, o Pepe, completa 78 anos de idade nesta segunda-feira. Último nome da mortal formação ofensiva de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pelé, o autor de 405 gols com a camisa alvinegra é da Terra, mais exatamente da cidade de Santos. Já Pelé nasceu em Três Corações-MG, ou em Saturno.

Neymar estava suspenso para duelo deste domingo
Neymar estava suspenso para duelo deste domingo
Foto: Guilherme Dionizio / Gazeta Press

"Eu sou o maior artilheiro humano da história do Santos, porque Pelé veio de Saturno", disse Pepe em sua biografia, Bombas de Alegria, lançada em 2006. Também ao contrário do Rei, que chegou a vestir a camisa 10 do Cosmos, dos Estados Unidos, antes de pendurar as chuteiras, o "Canhão da Vila" defendeu apenas o Peixe em toda a carreira - foram 750 partidas entre 1954 e 1969.

Pela Seleção Brasileira, Pepe conquistou as Copas do Mundo de 1958 e 1962. Histórias de bastidores de suas passagens pelo Santos e pela seleção canarinho são reveladas em sua autobiografia, como um engano do técnico Lula durante excursão ao México, em 1959.

"Pessoal, hoje à noite vai haver festa em nossa homenagem. Vai ter mariatas e tudo", teria dito o ex-comandante santista, ao que alguém contestou: "Professor, essa turma que toca e canta são os ‘mariachis’ e não ‘mariatas’. Lula então apelou: "Ô seu toupeira, vai ter tudo isso. Vêm os mariachis e também as mariatas, que são as mulheres dos mariachis!". A história é apenas uma das pérolas do contador de histórias que Pepe se revelou após a aposentadoria.

Antes de iniciar a trajetória como escritor, Pepe se arriscou à beira do gramado, como técnico, e teve sucesso. Foram dois títulos do Paulista - pelo Santos e pela Inter de Limeira -, além de duas edições da Série B e uma da elite do Campeonato Brasileiro, pelo São Paulo, em 1986.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade