PUBLICIDADE

Maiores campeões, Barça e Athletic duelam por título da Copa do Rei

29 mai 2015 - 10h53
Compartilhar
Exibir comentários

Barcelona e Athletic Bilbao decidem neste sábado a partir de 16h30 (horário de Brasília), no estádio Camp Nou, a Copa do Rei da Espanha, em que o time catalão tentará dar o segundo passo para garantir a Triplíce Coroa e a equipe basca lutará para se aproximar do posto de maior campeão.

Juntos, os dois finalistas acumulam 49 das 110 taças já disputadas até hoje. O Barça levou a melhor 26 vezes, e com o bicampeonato em 1997 e 1998, tomou a dianteira na lista dos maiores vencedores da Copa. Depois disso, o clube foi campeão em 2009 e 2012.

O Athletic, por sua vez, é o primeiro time que conquistou a competição, em 1903, e o fez em mais 22 oportunidades. A última taça, no entanto, veio em 1984, justamente em duelo com o Barcelona, no estádio Santiago Bernabéu, vencido por 1 a 0.

Para Lionel Messi, Neymar e companhia, o título da Copa do Rei poderá ser o segundo da temporada, depois da conquista do Campeonato Espanhol, que terminou na semana passada. No dia 6 de junho, será a vez dos 'blaugranas' tentarem o título da Liga dos Campeões da Europa, contra a Juventus, em Berlim.

O Athletic, em caso de conquista do torneio nacional, ainda terá a chance de se garantir na fase de grupos da Liga Europa, evitando o desgaste de participar de disputas eliminatórias prévias. Caso o Barcelona vença a Copa do Rei, é o Villarreal, sexto colocado no Espanhol, que se garantirá entre os 48 classificados.

Para a partida, a única dúvida do técnico Luis Enrique para escalar o time da casa é o atacante uruguaio Luis Suárez, que se recupera de problema muscular e não conseguiu emplacar sequência de treinos consistente durante a semana.

Sem o titular absoluto, Pedro é o favorito para ganhar lugar no 11 inicial. Outra mudança com relação aos jogos do Campeonato Espanhol, o goleiro alemão Marc-André ter Stegen deverá ficar com a vaga do chileno Claudio Bravo.

No Athletic Bilbao, o técnico Ernesto Valderde tem dois desfalques certos, o meia Oscar de Marcos - titular da lateral-direita -, que está suspenso, e o atacante Iker Muniain, que está lesionado e não voltará ao futebol até o fim deste ano.

Para o lugar do primeiro, a opção deverá ser pelo experiente Andoni Iraola. Outras opções são o jovem Unai Bustinza e o zagueiro Xabi Etxeita. No ataque, Iñaki Williams deverá atuar mais uma vez ao lado de Aritz Aduriz.

Prováveis escalações:.

Barcelona: Ter Stegen; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Alba; Busquets, Iniesta e Rakitic; Messi, Suárez (ou Pedro) e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

Athletic Bilbao: Herrerín; Iraola (ou Etxeita), Gurpegui, Laporte e Balenziaga; Susaeta, San José, Beñat e Rico; Williams e Aduriz. Técnico: Ernesto Valverde.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo.

Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade