PUBLICIDADE

Meia argentino morre no "dia do futebolista" e rodada é adiada por luto

14 mai 2015 - 14h11
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O futebol argentino amanheceu de luto nesta quinta-feira. Jogador do San Martín de Burzaco, da quinta divisão nacional, Emanuel Ortega teve sua morte confirmada na manhã deste 14 de maio - coincidentemente, a Argentina celebra o "dia do futebolista" nesta data -, 11 dias depois de bater a cabeça contra um muro do estádio Francisco Boga e sofrer traumatismo craniano. A equipe defendida pelo atleta de 21 anos atuava contra o Juventud Unida no domingo retrasado. Em respeito à memória do jovem jogador e sua família, a Associação de Futebol da Argentina adiou a rodada deste fim de semana, declarando luto oficial.

O acidente aconteceu aos 44 minutos do primeiro tempo, quando Ortega correu para dividir com um atleta adversário e perdeu o equilíbrio. Na queda, sua cabeça foi de encontro ao muro que sustenta o alambrado lateral. O meio-campista foi imediatamente levado ao hospital Trinidad Mitre, em Buenos Aires, onde foi operado em caráter de emergência por uma fratura dupla no crânio. O atleta tinha seus direitos econômicos ligados ao Banfield, mas estava emprestado ao San Martín.

Após a divulgação da notícia, o presidente da AFA, Luis Segura, confirmou o adiamento da rodada em todas as categorias e divisões do futebol argentino. "Creio que o futebol não deve ser praticado em respeito à magnitude de uma desgraça como essa. Adiar a rodada do futebol é o mínimo que podemos fazer. Mesmo o pessoal dos torneios regionais está consternado e dolorido, como nas demais categorias. Lamentavelmente, o ocorrido é irreversível, não tem solução e esta é a apenas uma manifestação inevitável da nossa parte", declarou o mandatário.

Algumas personalidades do esporte já demonstraram suas condolências pela fatalidade, como Kun Aguero, do Manchester City. "A morte de Emanuel Ortega é uma triste notícia. Minhas condolências a família e aos amigos. É um verdadeiro paradoxo que ele tenha falecido no dia do futebolista", escreveu o atacante. O próprio técnico do San Martín, Cristian Ferlauto, já havia expressado preocupação com a gravidade do acidente no mesmo dia em que ele ocorreu.

"Ao que tudo indica, foi um traumatismo craniano muito sério. Ele está perdendo uma quantidade preocupante de sangue", revelara o treinador, que criticou a estrutura do estádio de seu clube. "O muro está apenas a um metro de distância da linha lateral, isso é loucura. Não tem proteção alguma. A segurança está mais preocupada com a violência da torcida, tentando impedir que eles joguem pedras no gramado, mas algumas coisas são mais importantes", desabafou Ferlauto. A AFA ainda não anunciou as novas datas para a rodada adiada.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade